ZAP reforçou o seu papel de liderança no serviço de distribuição de televisão nos mercados da Lusofonia, considerados para este ranking os países mais significativos onde o português é língua oficial como Angola, Moçambique e Portugal (excluiu-se para efeitos desta classificação os Operadores do mercado brasileiro, dada a dimensão continental do país).
Este registo decorre da recente divulgação dos dados da Anacom sobre o mercado Português, no qual o distribuidor com maior número de clientes atingiu em Junho de 2020 os 1,65 milhões de clientes. A ZAP, no mesmo período de referência, ultrapassou a fasquia dos 1,82 milhões de clientes. Com esta marca registou assim um avanço na ordem dos 170 mil clientes, alcançando desta forma a liderança destacada do conjunto destes mercados.
A ZAP, que em 2020 celebra o seu 10.º aniversário, opera em Angola e Moçambique, onde lidera a prestação do serviço de distribuição de TV. Disponibiliza aos seus clientes mais de 120 Canais, incluindo para além dos principais canais nacionais de cada um dos países, os melhores canais internacionais bem como dos restantes países de língua portuguesa, com destaque para Brasil e Portugal.
A ZAP emprega um universo de 1500 colaboradores distribuídos por Angola, Moçambique e Portugal e para além da distribuição de TV desenvolve igualmente a actividade de Produção de canais (com destaque para o ZAP VIVA e o ZAP NOVELAS) e de provedor de internet (através da marca Zap Fibra), explora salas de cinema em Luanda e edita as edições Angolana e Portuguesa da revista Forbes.