A União Postal Universal (UPU) publica estatísticas postais regularmente desde a sua fundação. Desde a primeira edição, em 1875, estas estatísticas têm vindo a ser alteradas e melhoradas, numa preocupação constante de ir de encontro cada vez mais às expectativas e necessidades de informação de todo o mundo postal.
Em 1964 foi introduzida uma publicação de estatísticas postais intitulada “Postal Statistics”. Após uma primeira reformulação, em 1974, esta publicação foi totalmente revista em 1994, com novas alterações em 2007. O conteúdo foi novamente revisto em 2015 para lhe dar a sua apresentação atual, que se pretende ser não apenas mais enxuto, mas também mais rico em informações relevantes para o mercado postal em rápida mudança.
O relatório está dividido em duas partes:
▪ A primeira parte apresenta os dados estatísticos por país, ou seja, os dados relativos a cerca de uma centena de rubricas dos últimos cinco anos para cada país ou território membro da UPU.
▪ A segunda parte apresenta uma apresentação dos dados estatísticos por rubrica para uma seleção de rubricas particularmente representativas do desenvolvimento postal. Apenas os países membros da UPU estão representados nesta parte. As notas estão agrupadas no final da publicação.
Apresentação de informações – características especiais
▪ O corpo da publicação é totalmente bilíngue (francês-inglês). O sumário, a introdução, as notas técnicas, a lista dos títulos da Parte 1 e as notas também são apresentados em árabe, português, russo e espanhol.
▪ Os países são apresentados na ordem de seus códigos alfa-2 ISO (Organização Internacional de Padronização) reconhecidos internacionalmente.
Fonte dos dados postais
As Estatísticas Postais apresentam dados recolhidos anualmente pelo Bureau Internacional junto dos operadores postais designados membros da União Postal Universal. Os operadores que não forneceram informações nos últimos cinco anos não estão incluídos nesta publicação.
As informações incluídas foram coletadas pela Secretaria Internacional até 30 de junho de 2022.
A Secretaria Internacional gostaria de agradecer aos operadores designados e à Divisão de População do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas por sua contribuição para esta publicação.
UPU