AICEP

Mundo das ComunicaçõesStarlink: Elon Musk revela que Internet da SpaceX pode tornar-se “totalmente móvel” até ao final de 2021

Starlink: Elon Musk revela que Internet da SpaceX pode tornar-se “totalmente móvel” até ao final de 2021

Em março, a SpaceX revelou as suas ambições de dar mobilidade à Starlink, de modo a que o seu serviço de Internet pudesse ser usado em grandes veículos, barcos e aeronaves. Agora, Elon Musk dá a conhecer que a Starlink poderá tornar-se “totalmente móvel” até ao final de 2021.

Em resposta a um utilizador da rede social, o CEO da SpaceX explica que ainda serão necessários mais lançamentos de satélites Starlink para conseguir concretizar o projeto, assim como algumas atualizações importantes ao software.

A SpaceX já submeteu à Federal Communications Commission (FCC) um pedido para avançar com a proposta. Nele, a empresa detalha que o objetivo é obter uma licença de operação mais ampla que permita a criação de estações terrestes móveis, expandindo as capacidades do serviço da Starlink.

Apesar de não indicar se as estações terrestres móveis a ser utilizadas contarão com um design diferente das atuais antenas, o documento indica que os terminais poderão ser colocados, por exemplo, no mastro de um barco, ou no topo de um camião. Além disso, as antenas móveis terão de ser instaladas por profissionais.

Além das suas ambições móveis, a SpaceX continua a avançar com o seu programa de testes beta ao serviço de Internet da Starlink. Em março, a empresa criou uma subsidiária em Portugal chamada Space Exploration Technologies Portugal, com uma capacidade de fornecer o acesso à internet a 50 mil utilizadores no país. Até ao final de 2021 prevê chegar aos 16 mil utilizadores.

Abril 2021

Sapo Tek

Foto: NASA/ Wikipedia

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.