Os selos ilustram a cerimónia da Coroação e a tradicional festa de rua, bem como algumas das causas a que Sua Majestade dedicou os seus anos de serviço público: diversidade cultural e comunidade; os laços globais da Commonwealth, que ele agora lidera; e sustentabilidade e biodiversidade.
A Coroação
Representando a monarquia, continuidade, longevidade, património e tradição.
O selo retrata o momento da coroação, com a Coroa de Santo Eduardo sendo colocada na cabeça de Sua Majestade pelo Arcebispo de Canterbury. O Rei segura o Cetro com Pomba e o Cetro com Cruz e senta-se na Cadeira da Coroação. A cena se passa em frente à Abadia de Westminster, com fogos de artifício aparecendo acima. Ao fundo, uma salva de tiros está sendo disparada por um membro da Tropa do Rei, enquanto a multidão assiste à cerimônia e comemora.
Diversidade e Comunidade
Refletindo uma comunidade multirreligiosa e a diversidade cultural da sociedade britânica contemporânea.
O selo apresenta figuras que representam as religiões judaica, islâmica, cristã, sikh, hindu e budista e representa todas as religiões e nenhuma. O pano de fundo mostra aspetos da Grã-Bretanha rural e urbana e inclui alguns dos muitos locais de culto diferentes encontrados em todo o Reino Unido.
A Commonwealth
Representando um Reino Unido voltado para o exterior, comércio global, cooperação, democracia e paz. O selo apresenta uma reunião imaginada da Commonwealth, uma representação dos Jogos da Commonwealth, algumas das bandeiras das nações da Commonwealth, uma cena representando comércio e comércio e um cemitério Commonwealth War Graves.
Sustentabilidade e Biodiversidade
Ressaltando a importância da conservação, da biodiversidade e de uma sociedade que trabalha com a natureza.
O selo retrata paisagens naturais ao lado de métodos agrícolas sustentáveis e apresenta fontes renováveis de energia, como energia hidrelétrica e painéis solares. Imagens de diversas florestas, prados de flores silvestres e insetos polinizadores destacam a importância da conservação da vida selvagem, enquanto o artesanato tradicional, como a criação de sebes e a apicultura, também aparecem com destaque.
Os selos estarão disponíveis para visualização, antes da sua distribuição geral, no Museu Postal a partir de hoje (28 de abril), no âmbito da exposição O Selo do Rei: O Selo do Rei – O Museu Postal.
Esta é apenas a terceira vez na história que o Royal Mail emite selos para marcar uma coroação. As duas ocasiões anteriores foram para o rei George VI em 1937 e a rainha Elizabeth II em 1953.
Os selos foram desenhados pelo Atelier Works e apresentam gravuras em madeira recém-encomendadas pelo artista britânico Andrew Davidson.
O design do plano de fundo da folha em miniatura, também apresentando uma gravura em madeira recém-encomendada por Andrew Davidson, retrata a mistura de folhagens, simbolizando os quatro países do Reino Unido: a rosa, o cardo, o narciso e o trevo.
Simon Thompson, diretor executivo do Royal Mail, disse: “O Royal Mail tem orgulho de emitir este conjunto de selos comemorativos que celebram a coroação e algumas das causas que Sua Majestade defendeu ao longo de seus muitos anos de serviço público. Esta é apenas a terceira vez que emitimos selos de coroação e estou muito feliz por eles marcarem o início de um novo reinado e um novo capítulo em nossa história”.
O Royal Mail também aplicará um carimbo especial na correspondência selada para marcar o evento. Ele vai ler:
Coroação de Suas Majestades
Rei Charles III e Rainha Camilla
6 de maio de 2023
O carimbo vai de sexta-feira, 28 de abril, até quarta-feira, 10 de maio.
Os selos estão disponíveis para pré-encomenda a partir de hoje (28 de abril) em www.royalmail.com/coronation, pelo telefone 03457 641 641 e em 7.000 agências dos correios em todo o Reino Unido. Um pacote de apresentação, incluindo os quatro selos do conjunto, custa £ 7,50. Os selos estarão à venda em 6 de maio de 2023.
Royal Mail