O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, reuniu-se com o Secretário para os Assuntos Sociais da Região Administrativa Especial de Macau, Alexis Tam, no âmbito da visita que está a realizar à China.
Portugal e Macau querem reforçar a cooperação, devido à importância estratégica deste país como plataforma de serviços entre a China e os países de língua portuguesa.
O foco da cooperação centra-se no papel que o ensino da língua portuguesa e a formação de quadros bilingues constitui neste sentido.
O Ministro sublinhou o apoio prestado pelo Secretário de Estado macaense ao ensino do Português em Macau e, em particular, à Escola Portuguesa – instrumento privilegiado da cooperação bilateral no domínio da educação e da promoção da cultura lusófona.
Tiago Brandão Rodrigues reafirmou ainda a disponibilidade do Governo para apoiar a transformação de Macau num centro de excelência na formação em língua portuguesa na região da Ásia-Pacífico.
O Ministro acrescentou que Portugal está disponível para partilhar a sua experiência com Macau na promoção do livro e da leitura em língua portuguesa para crianças e jovens estudantes, formação de docentes de língua portuguesa e de professores ou de monitores na área do desporto escolar e desporto adaptado, e na produção de estatísticas educativas de apoio à gestão do sistema educativo.
Alargando a cooperação bilateral ao Desporto, no âmbito da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Macau e Portugal trabalharão juntos no aproveitamento de sinergias que possam beneficiar a preparação dos atletas.
Portugal.gov