AICEP

Universo AICEPPainel ” A Sustentabilidade e o Desenvolvimento: Métricas e Índices “

Painel ” A Sustentabilidade e o Desenvolvimento: Métricas e Índices “

Este último painel teve como Keynote speaker, António Robalo de Almeida, CEO da Lisbon Economics & Business Group, e como moderadora, uma vez mais, Alda Martins, Jornalista da TVI. Integraram este painel, Floriano Peixoto Vieira Neto, Presidente da ECT – Correios do Brasil; Nicolau Santos, Presidente do Conselho de Administração da RTP – Rádio e Televisão de Portugal; e Mahomed Rafique Jusob Mahomed, Presidente do Conselho de Administração da TMCEL (Moçambique Telecom).

Neste último painel, António Robalo de Almeida partilhou com todos os participantes os objetivos globais de sustentabilidade, os quais têm uma abrangência e uma complexidade muito relevantes e a distância a percorrer para os alcançar é (ainda) muito significativa, existindo uma sobreposição entre várias metas, em que o sucesso de uma contribui para o insucesso de outra.

Começou por referir que se têm assistido a um maior mediatismo de alguns objetivos (ex. redução do carbono) face a outros, “comprometendo o desejável equilíbrio e harmonia entre os vários objetivos, variando a sua importância relativa consoante a geografia e o estádio de desenvolvimento de cada país”, disse.

Por outro lado, referiu que os indicadores padecem de um conjunto de problemas, que vão desde um número infindável de índices; falhas de transparência nos dados utilizados e reportados; falta de comparabilidade entre factos, métricas e indicadores reportados e, ainda, complexidade das fórmulas de cálculo que dificultam a sua compreensão pela generalidade das pessoas.

“Assim, o número de indicadores deve ser reduzido, estes devem ser mais claros, mais concisos, mais fáceis de recolher e devendo-se evitar a sua sobreposição”, adiantou, concluindo que “as pequenas e médias empresas, de um modo geral, até agora, têm estado “fora” deste mundo complexo dos indicadores, situação que importa corrigir progressivamente”.

Após a intervenção de António Robalo de Almeida, na mesa-redonda que se seguiu, todos os membros deste painel tiveram a oportunidade de partilhar com os participantes aquilo que cada uma das suas respetivas organizações estão a fazer e a trabalhar neste contexto da sustentabilidade

Poderá visualizar o filme desta cerimónia através do link: Vídeo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.