Através de uma cooperação estreita e solidária
Os operadores postais públicos europeus prestam um serviço único e essencial – ao abrigo da União Postal Universal – a todos os cidadãos da Europa. Mesmo nos momentos mais difíceis, o setor postal tem historicamente desempenhado um papel humanitário e social ao ajudar pessoas, comunidades e áreas em crise, mantendo o compromisso de manter as trocas postais internacionais entre todas as regiões. A escalada do conflito na Ucrânia faz com que os operadores postais voltem a assumir esse papel em solidariedade com o povo ucraniano, seus funcionários dos correios e suas famílias.
A PostEurop e seus membros estão profundamente preocupados com a segurança e o bem-estar dos funcionários dos correios de Ukrposhta, suas famílias e civis durante a escalada do conflito na Ucrânia como consequência das ações militares em andamento da Federação Russa em relação a esse país. Neste contexto, PostEurop tem acompanhado de perto os desenvolvimentos na Ucrânia desde o primeiro momento e está focado em manter a rede postal aberta e garantir que os serviços postais e todos os itens, incluindo a ajuda humanitária, possam chegar aos cidadãos ucranianos. Apesar de uma série de interrupções contínuas, incluindo o fechamento do espaço aéreo ucraniano, o serviço postal ucraniano permanece aberto para atender o público da melhor maneira possível, graças aos grandes esforços e coragem demonstrados pelos colegas na Ucrânia.
Além disso, vários membros da PostEurop organizaram de forma louvável várias ações nacionais, muitas em cooperação com organizações humanitárias como a UNICEF e a Cruz Vermelha para garantir a entrega gratuita de encomendas e o transporte de bens essenciais à população ucraniana.
A PostEurop gostaria de aproveitar esta oportunidade para expressar o seu apreço e gratidão a todos os seus membros pelo seu empenho e dedicação inabaláveis em trabalhar em conjunto para garantir a continuação do serviço postal de e para a Ucrânia, bem como para permitir o fluxo de ajuda humanitária durante este momento difícil. Um agradecimento especial é dado à Poczta Polska (Polônia) e à Slovenska Posta (Eslováquia) por seus esforços para garantir que as trocas postais internacionais com a Ucrânia continuem a ser possíveis. Estamos orgulhosos da cooperação sem precedentes demonstrada e continuamos comprometidos em ajudar Ukrposhta durante o conflito.
A PostEurop está preparada para assumir um papel de liderança fundamental para continuar a apoiar os nossos membros em todas estas ações.
PostEurop