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Fórum de Inovação da UPU apela à colaboração e à assunção de riscos

O primeiro Fórum de Inovação Postal decorreu durante as sessões do Conselho de Exploração Postal da UPU, reunindo representantes do setor postal para falar da inovação como um tema transversal que impulsiona o crescimento do setor.

Dr. Robert Giezendanner-Thoben, Diretor de Assuntos Industriais e Vice-Presidente de Inovação, na École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL), abriu o Fórum com uma palestra descrevendo os fatores de sucesso da inovação com base em sua experiência no Parque de Inovação da escola.

A única maneira de avançar na inovação é com a colaboração”, disse Giezendanner-Thoben, que observou que o Innovation Park reuniu um grupo diversificado, incluindo acadêmicos, start-ups, ONG’s e formuladores de políticas. “Na interface de diferentes domínios, surgem novas ideias”, acrescentou.

Para Giezendanner-Thoben, outra condição fundamental da inovação era a vontade de falhar e tentar novamente.

Um bate-papo sobre a gestão da inovação na UPU com o Presidente do Conselho de Administração, Isaac Gnamba-Yao (Costa do Marfim), e o Presidente do Conselho de Operações Postais, Jean-Paul Forceville (França), facilitado pelo Vice-Diretor Geral da UPU, Marjan Osvald (Eslovénia), reforçou a importância da mudança de cultura no setor postal para aumentar a relevância e o impacto dos serviços postais no cumprimento das metas de desenvolvimento.

Acho que nós mesmos devemos mudar nosso ‘software’”, disse Gnamba-Yao, acrescentando: “Precisamos mudar a maneira como trabalhamos com os governos para mostrar a eles que podemos ser o pilar de desenvolvimento que atinge o cerne de sua missão”.

Regulação responsiva necessária

O primeiro painel do Fórum explorou as condições regulatórias necessárias para incentivar a inovação, destacando a importância de abordagens ágeis e colaborativas para desenvolver estruturas regulatórias que sejam flexíveis o suficiente para atender às necessidades dos usuários em rápida mudança.

A principal analista da Cullen International, Cathrine Grimseid, forneceu uma visão geral global do estado da regulamentação postal, observando que as relações entre operadores postais e reguladores não eram uniformes em todos os países.

Ezan Azira Mohd Jaafar, Chefe do Departamento de Correio da Divisão de Correio Postal e Comércio Eletrônico da Comissão de Comunicações e Multimídia da Malásia, compartilhou o conceito de laboratório de regulamentação do país, que reúne agências governamentais em uma abordagem co-regulatória com todas as operadoras para compartilhar dados, nutrir tecnologias capacidades do setor e garantir que os serviços postais sejam desenvolvidos de acordo com as necessidades dos clientes.

Jairo Luis Marulanda Lazcarro, Subdiretor de Assuntos Postais do Ministério de Tecnologia da Informação e Comunicações da Colômbia, destacou a importância da troca de informações entre todos os atores e de permitir uma regulamentação ágil e moderna que atenda às necessidades do mercado em rápida evolução.

Os reguladores devem ser o elo entre a operadora e o cliente. Estamos em contato com os usuários para saber quais são as expectativas e garantir que elas possam ser atendidas”, afirmou.

Brian K. Mwansa, Chefe dos Correios da Associação dos Reguladores de Comunicações da África Austral, acrescentou que “orientações informadas são orientações mais eficazes”, observando que os reguladores devem revisar suas estruturas com frequência e em conjunto com os dados atuais do setor.

Customerization é fundamental

Voltando à inovação nos operadores postais, o segundo painel do Fórum abordou as necessidades do cliente, debruçando-se sobre a importância da customerization como parte do processo de inovação.

Paola Piscioneri, Diretora de Políticas Públicas do USPS Office of the Inspector General’s Research and Insights Solution Center, enfatizou a necessidade de inovações não tecnológicas preceder e definir as condições para o uso de novas soluções digitais. Ela destacou como a pandemia provou que mudanças rápidas nos modelos de negócios postais eram possíveis e bem-sucedidas no USPS.

A COVID tem sido um acelerador da inovação. Tecnologias que levariam anos para serem implementadas foram implementadas em tempo recorde”, disse ela.

O Presidente dos Correios do Brasil, Floriano Peixoto Vieira Neto, defendeu a necessidade de modelos de negócios ágeis para acompanhar o mercado.

No passado, costumávamos dizer aos clientes quais deveriam ser suas necessidades e expectativas, agora eles nos dizem exatamente como, quando e onde essas necessidades precisam ser atendidas”, disse. E acrescentou que o correio implementou uma plataforma móvel, armários de encomendas 24 horas por dia, 7 dias por semana, entrega atrasada, entrega na próxima loja e algoritmos de entrega de última milha para atender a essas necessidades em rápida mudança.

Inovação requer parcerias

Alexander Haneng, Vice-Presidente sênior de parcerias de inovação da Posten Norge, destacou que a personalização estendeu a qualidade dos serviços anteriores à sustentabilidade dos serviços também. A economia circular contou também com apoio logístico, disse, lembrando que esta é uma oportunidade inexplorada para o setor postal. Impulsionado por parcerias, o setor postal pode trazer um forte impacto no desenvolvimento sustentável e na economia circular, com embalagens reutilizáveis, eficiência na entrega, devolução e reciclagem de mercadorias.

Hongmei Dong, Diretor Administrativo de Negócios Internacionais da China Post, mencionou que a COVID impulsionou a inovação.

Com pessoas e empresas bloqueadas, soluções de atendimento logístico foram desenvolvidas com os clientes para garantir que soluções de ponta a ponta estejam disponíveis”, disse. “Fornecemos não apenas desembaraço alfandegário postal, mas também desembaraço de comércio eletrônico transfronteiriço. Estamos muito felizes em desenvolver esses serviços em conjunto com nossos parceiros postais.”

Novo diálogo sobre inovação

O fórum concluiu que a UPU e seus stakeholders têm uma grande oportunidade de encorajar um novo diálogo entre formuladores de políticas, reguladores, correios e o mercado para aumentar as possibilidades de inovação, sustentabilidade e satisfação do cliente. A inovação orientada por dados preparará decisões bem informadas.

O Diretor-Geral Adjunto da UPU encerrou o Fórum com uma mensagem aos países membros: “Ouvimos dizer que a gestão deve apoiar a inovação e vocês têm a nossa promessa de que apoiaremos a inovação dentro da União”.

 

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