Reunião histórica de líderes da UIT em Kigali adotam roteiro para transformação digital em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
A Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações (WTDC) foi concluída com a adoção de uma agenda voltada para o futuro para abordar a lacuna de conectividade global que impediu 2,9 bilhões de pessoas em todo o mundo de usar a InterNet.
Organizado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) entre 6 e 16 de junho, o WTDC recebeu 2.152 participantes no total, representando 150 Estados membros e 340 membros e parceiros do Setor, com 1.304 delegados presentes na capital ruandesa e outros 848 que se juntaram à reunião remotamente. O foco do evento foi ‘Conectando os desconectados para alcançar o desenvolvimento sustentável’.
O Plano de Ação de Kigali acordado na conferência traça um curso para o desenvolvimento digital que se alinha estreitamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas para 2030. Também define o plano de trabalho do Setor de Desenvolvimento da UIT (UIT-D) até o próximo WTDC.
As parcerias público-privadas estiveram na vanguarda com a conferência Mesa Redonda de Desenvolvimento Digital Partner2Connect; desde o seu lançamento, a Coalizão até o momento mobilizou 418 promessas de conectividade inovadoras no valor estimado de US$ 25,05 bilhões, com mais promessas ainda chegando.
“A realização desta conferência em Ruanda é um marco importante“, disse o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao. “Acelerar a transformação digital para todos, aqui em África e no resto do mundo.”
No seu discurso de encerramento, a Ministra de TIC e Inovação do Ruanda, Paula Ingabire, que presidiu à conferência, disse aos delegados: “Quero agradecer a todas as delegações pelo esforço zeloso, espírito de colaboração, consenso exercido para tornar este WTDC-22 um sucesso e todas as contribuições feitas para o Plano de Ação de Kigali que nos levarão adiante para levar conectividade e seus benefícios para os desconectados nos próximos quatro anos. Espero que possamos relatar resultados positivos no próximo WTDC.”
Compromisso com a conectividade
Na esteira da pandemia da Covid-19, a conferência propôs-se a revigorar o progresso nos ODS e colocar a aceitação digital em primeiro plano nos sete anos restantes da Década de Ação da ONU.
Adotando a Declaração de Kigali, os delegados ressaltaram seu compromisso coletivo com a conectividade universal e significativa e aprovaram novas Iniciativas Regionais. Também foram acordadas várias novas resoluções da UIT-D e novos conjuntos de questões a serem investigadas pelos dois Grupos de Estudo da UIT focados em questões de desenvolvimento.
“Foram duas semanas intensas, mas graças ao compromisso incansável e ao trabalho árduo dos nossos delegados, conseguimos chegar a um consenso e construir um acordo global sólido sobre os princípios fundamentais para impulsionar a conectividade, que tem sido o grande talento da ITU por mais de 155 anos“, disse Doreen Bogdan-Martin, diretora do Departamento de Desenvolvimento de Telecomunicações da UIT.
As resoluções recém-adotadas visam:
• Garantir que todas as escolas estejam conectadas à Internet por meio da iniciativa conjunta ITU-UNICEF Giga (Resolução sobre a conexão de todas as escolas à Internet e de todos os jovens aos serviços de tecnologia da informação e comunicação).
• Confirmar a Coalizão Digital Partner2Connect como a principal plataforma para promover novas parcerias em torno de conectividade significativa e transformação digital globalmente, com foco nas comunidades mais difíceis de conectar (Resolução sobre a Coalizão Digital ITU Partner to Connect Digital (P2C)).
• Impulsionar esforços para promover a transformação digital para o desenvolvimento sustentável, reconhecendo o enorme potencial que as TICs têm para criar mudanças positivas, significativas e duradouras (Resolução sobre Transformação digital para o desenvolvimento sustentável).
• Criar um ambiente próspero para ecossistemas de empreendedorismo e inovação digital para ajudar a acelerar a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Resolução sobre a promoção de telecomunicações/Empreendedorismo centrado em TIC e ecossistemas de inovação digital para o desenvolvimento digital sustentável).
As iniciativas regionais descritas no Plano de Ação de Kigali atendem às necessidades específicas de cada grande região do mundo para avançar e acelerar a transformação digital. Temas amplos nas seis regiões globais da ITU incluem: desenvolvimento de infraestrutura; aumentar a segurança cibernética; nutrir políticas favoráveis e ambientes regulatórios; avançar no desenvolvimento de habilidades digitais; e desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis.
UIT