AICEP

Mundo das ComunicaçõesMoçambique comprometido com a Inclusão Digital

Moçambique comprometido com a Inclusão Digital

Moçambique está activamente comprometido com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e com a Inclusão Digital”. Foi desta forma que, Tuaha Mote, Presidente do Conselho de Administração do INCM, iniciou a sua intervenção, no segundo dia da Conferência Mundial de Desenvolvimento das Telecomunicações (WTDC – 2022), que decorre em Kigali, capital ruandesa, durante a Mesa Redonda sobre Desenvolvimento Digital, denominada Partner2Connect.

O Partner2Connect mobiliza líderes do governo do sector de tecnologia a nível global e outros, com vista a levar a inclusão digital até às comunidades mais difíceis de se conectar, de modo que ninguém seja excluído das oportunidades digitais.

Na Mesa Redonda em referência, os representantes dos vários países do mundo que participam na WTDC-22 informaram sobre as necessidades, compromissos, estratégias e recursos disponíveis para a superação da exclusão digital. O Fórum constitui oportunidade para o estabelecimento de parcerias para a conectividade universal significativa.

Tuaha Mote, partilhando a realidade de Moçambique sobre a inclusão digital, referiu-se ao facto de a maior parte dos perto de 30 milhões de habitantes residir em zonas rurais, aliado a uma dispersão populacional acentuada e com um poder de compra muito baixo. Estes factores, segundo Mote, afiguram-se como grandes desafios ao investimento privado em comunicações no país. Continuando, informou que para colmatar o défice, o Governo Moçambicano definiu acções concretas para transformar os não-conectados em conectados, tais como   a disponibilidade dos serviços de Internet de Banda Larga, a boa qualidade de experiência, a alocação do espectro de forma adequada e equitativa, bem como a alocação do espectro reservado no modelo leasing.

Para a materialização das acções supracitadas, o Governo de Moçambique compromete-se a implantar praças digitais com WI-FI gratuito de alta velocidade, em todos os 154 distritos do país, até 2024. Igualmente irá garantir, até o mesmo período, o acesso gratuito à Internet para cerca de 620 escolas secundárias, afirmou Mote. 

Importa referir que desde o início da implementação destes dois projectos em 2018, foram implantadas 93 Praças Digitais e, no âmbito da conectividade rural, foram cobertas cerca de 40 escolas.

INCM

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.