
Angola: Televisão Digital Terrestre chega ao país em 2023
O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social de Angola, Manuel Homem, anunciou que a Televisão Digital Terrestre deverá chegar ao país em 2023. Segundo o responsável, este avanço está dependente “do trabalho de articulação desenvolvido com os parceiros do projeto”.
Segundo o anúncio, feito no último fim-de-semana de fevereiro, durante uma visita à Província do Bengo, o país está agora à espera que chegue algum tipo de financiamento para poder avançar com o programa de migração digital.
Citado pelo «O país», Manuel Homem explicou que os “investimentos são avultados“. Contudo, fez saber que “todos os esforços estão a ser feitos para que, o mais rápido possível, Angola possa estar enquadrada naquilo que é o normal funcionamento das novas normas da televisão digital“. O titular da pasta das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social aproveitou a ocasião para indicar que cobertura do sinal da Televisão Pública de Angola (TPA) naquela província está praticamente concluída. A cobertura está a 95 por cento, faltando chegar apenas às televisões do município do Bula Atumba, frisou.
Também falou sobre a melhoria da Rádio Nacional de Angola, indicando que a rede de emissores está a ser atualizada, para que seja possível melhorar o sinal. Apesar de já chegar a toda a província, ainda há algumas interferências que têm de ser superadas, avançou.
Já Mara Quiosa, Governadora Provincial do Bengo, fez saber que estão a ser encontradas soluções para resolver os problemas registados nos órgãos de comunicação social da província. A deslocação do Ministro ao Bengo serviu para o governante visitar os institutos ligados à Tutela.
Março 2021
Ver Angola