AICEP

Universo AICEPRTP elege representantes para os Conselho de Opinião e Conselho de Administração

RTP elege representantes para os Conselho de Opinião e Conselho de Administração

A Comissão de Trabalhadores da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) irá eleger três representantes para o Conselho de Opinião, assim como um representante para o Conselho de Administração.

No entanto, o Conselho Geral Independente, que seleciona a Administração da RTP, considera que os salários não são particularmente apelativos.

A remuneração dos membros do Conselho de Administração não é especialmente atrativa no mundo empresarial português”, declarou José Vieira de Andrade, o Presidente do Conselho Geral Independente da RTP, em audição na Comissão Parlamentar de Cultura, no dia 9 de fevereiro.

Na RTP, os membros do Conselho de Administração estão sob Estatuto de Gestor Público.

Para o novo Conselho de Administração da RTP, os trabalhadores da estação querem que um membro seja um representante dos trabalhadores, no entanto, o Conselho Geral Independente diz que “não há base legal” para tal.

O Conselho Geral Independente entende que não há base legal que permita a eleição pelos trabalhadores de um membro do conselho de administração da RTP e, por isso, mesmo que tal lhe coubesse – que não lhe cabe – não poderia indigitar como membro do Conselho de Administração quem eventualmente venha a ser eleito para essa função”, esclareceu no dia 11 de fevereiro.

Também José Vieira de Andrade explicou aos deputados que “os estatutos da RTP, aprovados por lei da Assembleia da República, determinam que o Conselho de Administração é composto por três membros, todos executivos, e que os trabalhadores estão representados no Conselho de Opinião”.

Fevereiro 2021

Executive Digest

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.