Mobilizar crianças, adolescentes e educadores, com vista a alertar para os perigos das redes sociais, foi o objetivo da palestra realizada nas Províncias de Luanda e Huíla no dia 25 de fevereiro.
Sob o tema «Uso Seguro da Internet», a ação realizada de forma virtual, contou com a participação de 166 crianças dos lares de acolhimento SOS Huíla, Dom Bosco, Arnaldo Janssen, Mamã Madalena, Santa Bárbara, Pequenas Sementes, AACA e Nazaré.
As maiores vítimas do uso indevido da internet estão entre os 08 e os 18 anos, pelo que o preletor, Neyll Brito da UNITEL, alertou os participantes sobre os perigos da partilha de dados pessoais com desconhecidos, testou o nível de preparação e conhecimento do grupo.
¨Ficar várias horas na internet pode causar problemas psicológicos¨, disse, António Evaristo de 18 anos, lar Acolhimento Crianças Abandonadas.
¨Aprendi que a internet é um meio de comunicação cheio de riscos¨, salientou, Tito Panzo de 17 anos, lar Mamã Madalena.
¨Não devemos usar a internet de forma exagerada¨, concluiu, João Carlos de 18 anos, lar Dom Bosco.
As redes sociais, os jogos online, as pesquisas de trabalhos escolares e os vídeos no youtube, lideram a lista das atividades que mais despertam o interesse de meninos e meninas, que acedem a internet por meio dos tabletes ou telemóveis, para se conectarem com o mundo.