Os serviços moblile money da Unitel Serviços de Pagamentos Móveis (USPM), uma unidade de negócios da Unitel, S.A., passaram a estar disponíveis ao público desde 23 de agosto. A informação foi avançada durante o Workshop realizado no mesmo dia de forma virtual.
O arranque das operações da instituição financeira não bancaria vai permitir os utentes depósitos, levantamentos, transferências e pagamentos via telemóvel sem necessidade do recurso a uma conta bancária.
Nesta primeira fase, na opção de compra, a plataforma apenas está disponível para os produtos da Unitel, mas em breve será estendido para demais serviços e produtos.
A nova fintech, também denominada Unitel Money, oferece “vantagens de segurança e facilidade às populações”, como assegura o Compliance Oficcer Pedro Moreira. Faz saber que os serviços foram concebidos tendo em conta a responsabilidade de operar dinheiro de terceiros e para o efeito a componente de segurança norteou a escolha dos parceiros, bem como a criação de equipas de gestão de riscos, compliance e cibersegurança
“Existem equipas especificas de gestão de risco, fraude, cibersegurança, compliance e auditoria interna cujas principais responsabilidades são a protecção dos nossos clientes e o cumprimento de todas as obrigações legais e regulatórias”.
Quanto ao asseguramento dos valores dos clientes, a empresa dispõe de uma conta fiduciária resultante da parceria com uma instituição bancaria e por exigência do Banco Nacional de Angola, enquanto regulador do sistema financeiro.
A USPM é supervisionada pelo BNA e tem as mesmas obrigações que as outras instituições financeiras não bancarias. As obrigações incluem monitorização e controlo das transações e de clientes de forma a identificar/bloquear transações ou pessoas suspeitas de forma a proteger os clientes.
A Unitel Money beneficia de todas as mais valias da Unitel em termos de infraestruturas, pessoas e solidez financeiras.
Agosto 2021
O Mercado