AICEP

Universo AICEPUnitel levou três startups angolanas à “Web Summit”

Unitel levou três startups angolanas à “Web Summit”

A empresa de telefonia móvel angolana Unitel marcou presença mais uma vez na “Web Summit” e levou consigo três startups nacionais, Narisrec, Arotec e a Kula Kids.

As startups foram selecionadas através do concurso “Unitel Go Challenge” e estão viradas para a progressão social e desenvolvimento tecnológico do país.

A BANTUMEN esteve no maior circuito de tecnologia do mundo e conversou com vários representantes da comunidade afrodescendente ali presentes. A representar a Unitel, Henrique Costa teceu algumas palavras sobre as ambições da empresa de telefonia móvel de Angola.

Estamos aqui para cimentar a inovação e marca da Unitel como líder a nível africano e também dos PALOP, portanto, o que trouxemos aqui foram três startups e o nossos programas todos de incubação e desenvolvimento de empreendedorismo a nível de Angola”, disse Costa.

Sobre o trabalho que a Unitel desenvolveu com as startups, Henrique explicou que, antes de levá-las até Lisboa, as três equipas passaram por um programa de três meses de incubação. “Temos um programa que envolve três meses de incubação de startups, onde falamos e pegamos ideias que já existem e tornamos em projetos mais robustos. Passamos por estratégias de preço, comunicação e ida para o mercado. Fizemos este acompanhamento”, disse.

Henrique indicou ainda que é uma mais-valia para empresa estar presente num evento da dimensão da “Web Summit”, pois a interação com outras empresas e personalidades pode agregar valor, sobretudo para novos empreendedores, a nível de rede de contactos. “Virmos aqui partilhar experiência com empresas, corporates e startups, nós conseguimos beber um conhecimento incalculável”, disse.

Sobre o concurso da Unitel denominado “Unitel GO Challenge”, trata-se de um torneio de negócios digitais aberto todos os anos aos desenvolvedores e empreendedores angolanos, residentes em Angola e na diáspora.

Durante este ano, a Unitel recebeu a candidatura de 220 projetos, sendo que somente chegaram à final. Três conseguiram ter a confiança dos júris.

A grande vencedora Narisrec, uma cleantech prestadora de serviços de gestão e comercialização resíduos eletrónicos, e as startups classificadas com menções honrosas nessa mesma edição: Arotec, que obteveo prémio de “Inovação” e Kula Kids que recebeu o prémio de “Responsabilidade Social”.

Unitel

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.