A Terceira Cimeira Postal entre o Interior da China, Hong Kong e Macau teve lugar no dia 9 de dezembro de 2020. Pela primeira vez, esta reunião foi realizada por videoconferência em Pequim, Hong Kong e Macau. Os temas abordados foram as medidas tomadas no âmbito do sector postal do Interior da China, Hong Kong e Macau quanto à presente situação epidémica e suas consequências, a promoção da implementação das medidas recomendadas para o desenvolvimento do sector postal na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e, ainda, questões importantes relativas ao Congresso da União Postal Universal. Os participantes da Cimeira foram o Director dos Correios Nacionais, Ma Junsheng; o Presidente do Grupo dos Correios da China, Liu Aili; a Directora dos Correios de Hong Kong, Chu Man Ling; a Diretora dos Correios e Telecomunicações de Macau (CTT), Lau Wai Meng; e chefias que os acompanharam.
Na reunião, Lau Wai Meng, Diretora dos CTT, referiu que, no período epidémico, os CTT têm mantido as suas Atividades, servido os cidadãos e o Governo na entrega dos cheques e fundos para alívio dos impactos da epidemia e, com apoio dos Correios Nacionais e dos Correios da China, mantido o transporte do correio internacional. Acrescentou que o próximo passo será o maior apoio na cooperação entre o Interior da China, Hong Kong e Macau, o aumento da capacidade do transporte terrestre através do melhor aproveitamento das vantagens das infraestruturas da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, e também as emissões filatélicas conjuntas com o Interior da China, para melhor divulgação das histórias de sucesso de “Um país, dois sistemas”.
Neste evento, foram alcançados os seguintes consensos:
- Intensificar o princípio «Um país, dois sistemas» – aprofundar o mecanismo da Cimeira Postal do Interior da China, Hong Kong e Macau, desenvolver o intercâmbio e a cooperação culturais, reforçar o intercâmbio juvenil e promover, em conjunto, o desenvolvimento harmonioso do sector postal.
- Promover as vantagens complementares do Interior da China, Hong Kong e Macau – coordenar a promoção do desenvolvimento do sector postal de alta qualidade na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e criar um grupo de trabalho específico para fortalecer o planeamento estratégico e a implementação dos planos.
- Fortalecer a cooperação na prevenção e controlo da situação epidémica – consolidar os trabalhos de troca de informação, coordenar as políticas adotadas e as ações a tomar entre os Correios do Interior da China, os Correios de Hong Kong, os CTT e as partes envolvidas.
- Reforçar os mecanismos de comunicação – participar ativamente nos assuntos relacionados com a União Postal Universal e as organizações postais regionais, de modo a favorecer a preparação das negociações dos temas mais importantes, e rever os regimes dos padrões.
Os CTT vão continuar a participar nos trabalhos que promovem o desenvolvimento postal na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e a proceder ao seguimento dos consensos alcançados nesta Cimeira.
Dezembro 2020
CTT – Correios de Macau
Foto: Diego Delso/ Wikipédia