A startup portuguesa “Cellularis Biomodels” venceu hoje um concurso de inovação em Macau, no qual foram distinguidas outras seis empresas portuguesas e brasileiras, abrindo as portas a apoios e financiamento e ao mercado chinês.
Com um capital de 100 euros, dinheiro angariado de 800 mil euros e à procura de financiamento, oportunidades de negócio e futura expansão na área da Grande Baía, a “Cellularis Biomodels”, fundada em 2021, desenvolveu uma tecnologia que permite recriar com precisão a fisiopatologia humana através da bioengenharia de modelos tridimensionais de doenças.
Uma das patentes atuais da empresa é a bio impressão de esferas (‘beads’), formadas por um núcleo e uma concha que permitem recapitular o microambiente tumoral de diferentes tipos de neoplasias. A tecnologia pode garantir alta reprodutibilidade, bem como a fabricação de dezenas de modelos em apenas alguns minutos.
No “Concurso de Inovação e Empreendedorismo (Macau) para Empresas de Tecnologia do Brasil e Portugal em 2023” foram selecionados 15 projetos dos dois países de língua portuguesa.
Os vencedores receberam prémios monetários, com um valor máximo de 150 mil patacas (19,4 mil euros), e garantiram apoio para facilitar o acesso ao financiamento e ao mercado da China.
O concurso foi organizado pela Direção dos Serviços de Desenvolvimento Económico e Tecnológico do Governo de Macau, realizado pela Parafuturo de Macau e pelo Centro de Incubação de Jovens Empreendedores de Macau, tendo os projetos concorrentes sido analisados online por um painel de investidores profissionais, professores universitários, instituições financeiras e representantes de incubadoras.
Os organizadores sublinharam que “aos vencedores será concedida a qualificação para implementar os projetos na Área da Grande Baía“, projeto de Pequim para criar uma metrópole global que junta Macau, Hong Kong e nove cidades da província chinesa de Guangdong, com cerca de 80 milhões de habitantes.
No mesmo dia, após o concurso, os finalistas reuniram-se com instituições de investimento, empresas, universidades e incubadoras na província de Jiangsu para explorar a viabilidade da cooperação entre indústria, academia e investigação e a execução de projetos.
Noticias ao minuto