AICEP

Espaço LusofoniaReino Unido e Moçambique reforçam parceria de negócios

Reino Unido e Moçambique reforçam parceria de negócios

O Comissário de Comércio para África do Reino Unido, John Humphrey, liderou uma conversa de alto nível com o Grupo Estratégico de Negócios do Reino Unido, em Moçambique. O encontro apoiado pelo ABSA reuniu executivos das principais empresas britânicas a operar em Moçambique, tais como Globeleq, Vodacom, Gemfields, Arc Power, Intertek, Gemfields, Maragra Sugar, Kenmare, Altona Minerals e Lloyds Register e o Governo de Moçambique para discutir, entre outros assuntos, o Pacote de Aceleração Económica.

O evento teve lugar à porta fechada, em Maputo, e segundo um comunicado enviado a nossa redacção permitiu identificar os desafios e oportunidades do mercado moçambicano, bem como apresentar soluções para um envolvimento mais frutífero entre o sector privado e o Governo.

A visita de cinco dias de John Humphrey a Moçambique antecede a Cimeira de Investimento África-Reino Unido, que terá lugar no Reino Unido, em 2024. A visita incluiu reuniões com o Ministro dos Recursos Naturais e Energia, Carlos Zacarias; a Vice-Ministra da Indústria e Comércio, Ludovina Bernardo, e o Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone, representando as áreas prioritárias de cooperação entre os dois países.

O comércio entre o Reino Unido e Moçambique cresceu 92 milhões de dólares no período entre junho de 2022 e junho de 2023, representando um aumento de cerca de 33% face ao período anterior, refere a nota.

O País

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.