AICEP

Mundo das ComunicaçõesOrganizações estão a reforçar investimentos na cibersegurança

Organizações estão a reforçar investimentos na cibersegurança

A generalidade das empresas está a reforçar a sua estratégia de cibersegurança, uma vez que a pandemia veio acelerar a necessidade de transformação digital em todas as organizações. Uma realidade que, aliada à crescente aposta no teletrabalho, tem aumentado significativamente as lacunas de segurança e a probabilidade de ocorrência de ciberataques. A conclusão é do Digital Trust Survey 2021 da PwC. 

Este estudo baseou-se na opinião de mais de 3200 gestores de tecnologia a nível mundial, dos quais 96% admitem estar a ajustar as suas estratégias de cibersegurança. Entre os principais objetivos deste reforço na cibersegurança está a necessidade de ter um nível de maturidade mais elevado e um maior peso desta componente na organização e no negócio. Num novo cenário cada vez mais digital, há que saber gerir adequadamente os riscos tecnológicos. E a realidade tem mostrado um aumento significativo dos ciberataques. 

Assim, pelo menos 55% dos gestores estão a planear um aumento dos investimentos em cibersegurança até 2021 e 51% esperam reforçar as suas equipas. com novas contratações a tempo inteiro. Um dos problemas será, no entanto, a falta de talento disponível para aa área da cibersegurança. Em 2021, estima-se que serão necessários mais 3,5 milhões de profissionais nesta área. 

Entre os ciberataques considerados mais prováveis, estão os direcionados para serviços na cloud e ransomware, seguidos por ataques disruptivos a áreas críticas do negócio ou aqueles que se escondem atrás de desinformação ou de notícias falsas. Dos entrevistados, cerca de 60% consideram que os ataques direcionados aos seus serviços na cloud e o ransomware são os que podem potencialmente ter um efeito mais negativo no negócio. 

Este trabalho da PwC destaca que a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias digitais estão a fornecer às empresas novas ferramentas para as ajudar a tornar a luta contra os cibercriminosos mais equilibrada. E estão a permitir o acesso a estas soluções não só a empresas maiores e com mais recursos, mas também às de dimensões médias e pequenas. Os entrevistados consideram ainda que a cloud será a base sobre a qual se constrói a próxima geração de soluções de segurança. 

Novembro 2020 

APDC 

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.