AICEP

Mundo das ComunicaçõesANACOM – Regulador das Comunicações de Portugal tem nova presidencia

ANACOM – Regulador das Comunicações de Portugal tem nova presidencia

Sandra Maximiano assumiu funções no dia 15 de dezembro. Vai liderar o regulador das comunicações até 2029.

Sandra Maximiano já assumiu a presidência da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). A economista e professora do ISEG assumiu o cargo na sexta-feira, um dia depois de João Cadete de Matos ter cessado funções enquanto presidente do conselho de administração. O mandato da nova presidente tem a duração de seis anos.

Sandra Maximiano, economista de 47 anos, foi nomeada presidente do conselho de administração da Anacom para um mandato de seis anos. Esta decisão foi aprovada pelo Conselho de Ministros, em 7 de dezembro de 2023 [o mesmo dia em que a demissão do Governo foi formalizada], tendo entrado em funções no dia 15 de dezembro“, anuncia o regulador no seu site esta segunda-feira.

A designação da economista para a liderança do regulador das comunicações chegou a estar em risco por causa da demissão do Governo, mas o processo acabou por ficar concluído em tempo útil. Contudo, o plano que o Governo demitido tinha para a ANACOM, que pretendia aplicar em concordância com o estilo de liderança da nova presidente, já não deverá concretizar-se.

De acordo com o que Sandra Maximiano afirmou na audição parlamentar de 29 de novembro, a nova presidente quer criar pelouros nas áreas económica, jurídica e tecnológica no conselho de administração do regulador. Refinar as análises ao setor com novos indicadores, estudar os preços das ofertas e regular as reclamações são outras prioridades.

Além da nova presidente, o conselho de administração da Anacom conta com os vogais João Miguel Coelho (atual vice-presidente), Patrícia Silva Gonçalves e Manuel Cabugueira. O board do regulador tem apenas quatro membros, contrariando a lei das entidades reguladoras, mas o quinto elemento só poderá ser designado quando houver novo Governo. Note-se que o mandato de João Miguel Coelho termina a 31 de dezembro, mas este deverá manter-se no cargo até que novas nomeações possam ocorrer.

Terminado o mandato na ANACOM, refira-se, João Cadete de Matos regressa ao Banco de Portugal. Era diretor do departamento de estatística do supervisor da banca quando assumiu a liderança da Anacom, no verão de 2017.

Dinheiro Vivo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.