A Nokia anunciou o lançamento da primeira plataforma de banda larga de 6ª geração do mundo, a Lightspan MF-14. Assumindo-se como pioneira na indústria de telecomunicações, a fabricante finlandesa diz que está a entrar na era da fibra para tudo. Promete ser capaz de suportar banda larga aos serviços de consumidor, aplicações para Indústria 4.0, conetividade para negócios, transportes 5G e serviços de smart cities, sendo quatro vezes mais rápida que a geração anterior.
O grupo avança que a Lightspan MF-14 expandirá o portfólio de fibra de banda larga, prometendo capacidade sem igual, baixa latência, inteligência, mais segurança e a maior eficiência energética, O que permitirá aos operadores endereçar as necessidades de banda larga para as próximas décadas.
A nova tecnologia de banda larga, designada como Brodband 6 pela World Broadband Association (WBBA) destaca-se pela redução do custo total da posse e a diminuição geral de consumo de energia. O Lightspan MF-14 tem o primeiro terminal de linha ótica de sexta geração do mundo e a Nokia diz que já foi escolhida por clientes que querem construir redes com capacidade de 25 GB por segundo na Europa, América do Norte e Ásia-Pacífico.
Segundo Geert Heyninck, vice-presidente da Nokia para as redes de banda larga, a fibra doméstica está a tornar-se a fibra para tudo, através de diversas tecnologias avançadas PON que permitem acomodar todos os novos serviços. Sendo o número massivo de pontos de conexão da fibra um desafio para se obter uma visão instantânea de tudo o que se acontece na sua rede, manter o controlo total automático da mesma e realizar ações sem interrupções no serviço.
Assim, e se o atual portfolio da fabricante já dá conta desses requisitos, a Nokia está já com os olhos postos no futuro: a plataforma MF-14 vai permitir aos operadores que estão a planear escalas maiores de 25G PON, 50G e até 100G PON manter-se no mesmo ambiente.
A tecnologia da Nokia baseia-se em hardware avançado e num design de software desagregado, sendo referenciado pela empresa como a única solução preparada para a entrega de serviços 100G PON. Tem ainda os requisitos de latência sub-milissegundos necessários para missões críticas da Indústria 4.0 e serviços de transporte 5G.
APDC