AICEP

Mundo das ComunicaçõesMoçambique: não é mais possível ver canais de televisão em sinal aberto

Moçambique: não é mais possível ver canais de televisão em sinal aberto

Desde 20 de setembro que não é mais possível ver canais de televisão em sinal aberto nas cidades de Maputo, Tete e Nampula. É a primeira vez na história da televisão em Moçambique e um passo no avanço para a era da digitalização.

O Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) notificou todos os canais nacionais para o desligamento do sinal analógico. O calendário do desligamento tem sido publicado a algum tempo, mas muitas famílias poderão ser encontradas de surpresa.

Dados indicam que de um total de 1.9 milhão de famílias com acesso a televisão em Moçambique, 80 porcento já aderiu a plataformas digitais.

A primeira fase do desligamento acontece num período adverso, devido a Covid-19, onde muitas famílias perderam fonte de renda, por um lado, e por outro, se demanda por maior acesso a informação sobre a doença, cujas medidas de prevenção tende a ser ajustadas regularmente. Mais ainda, com o julgamento do caso das dívidas ocultas, transmitido em direto pela comunicação social e que tem despertado muito interesse no cidadão, há risco de a medida do desligamento ser interpretada como tentativa de se coartar o direito de acompanhar o decurso do julgamento.

O calendário faseado de desligamento do sinal analógico indica que até no final do ano todas as capitais províncias e alguns distritos estarão sem sinal.

Setembro 2021

MMO

Foto de Donald Tong no Pexels

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.