Os Correios do Japão estão a avançar rapidamente com os seus planos para introduzir os serviços de entrega de encomendas postais no país e organizaram a sua primeira entrega de encomendas a uma casa privada após o primeiro voo da empresa sobre uma área povoada.
O Japan Post disse que fez o voo de entrega na sexta-feira quando um drone fez uma missão de dois quilómetros a uma casa em Okutama, uma zona rural localizada a cerca de 75 quilómetros a oeste de Tóquio. A empresa disse que a viagem de cinco minutos demorou apenas um terço do tempo que os veículos rodoviários normalmente precisam para fazer a viagem.
O ensaio foi um sinal de como o Japan Post está ansioso por introduzir os UAV no transporte de correio e acompanhou de perto o seu anúncio no final de Dezembro para começar a testar o veículo este ano.
A capacidade do Japan Post de preparar a entrega por drones entre os seus serviços aos clientes foi amplamente apoiada no início de dezembro pela decisão do governo de aliviar as restrições das chamadas operações de “Nível 4”. Estas dizem respeito a voos para além da linha de visão (BVLOS) sobre áreas residenciais.
Inicialmente, a empresa disse que aproveitaria essa liberalização para experimentar a atividade dos UAV para destinos insulares e em zonas montanhosas. Mas a entrega por drones BVLOS na sexta-feira, em Okutama, foi um marco na decisão dos Correios do Japão de acelerar ainda mais os ensaios em zonas povoadas nas principais ilhas do país.
Os funcionários dizem que esperam trabalhar para o lançamento de serviços aéreos regulares para domicílios em todo o país como forma de evitar o tráfego notoriamente entupido nas grandes cidades e vilas.
Quando fez o seu primeiro anúncio em 2022, os Correios do Japão revelaram o novo drone de entrega que planeiam utilizar – um quadcopter desenvolvido pela parceira ACSL Ltd, um fabricante de embarcações totalmente autónomo para missões BVLOS com sede em Tóquio. O UAV pode transportar até cinco quilos de carga útil ao longo de distâncias totais de 35 quilómetros com uma única carga de bateria, aumentando o tempo de voo das embarcações de teste anteriores por um coeficiente de mais de três.
Várias empresas de logística comercial, e até mesmo alguns retalhistas, estão a trabalhar no sentido de efetuar entregas de drones no Japão. Segundo a Asia Nikkei, um dos maiores grupos envolvidos, a Sagawa Express, está a realizar ensaios com o objetivo de oferecer serviços aéreos em 2025.
Na expectativa de encorajar as atividades de entrega por drones por companhias privadas e agências estatais como o Japan Post, o governo está a trabalhar num sistema unificado de gestão de tráfego aéreo não pilotado que orquestrará UAV e futuras embarcações avançadas de mobilidade aérea, como os táxis aéreos. Ainda não foi decidido se o funcionamento dessa estrutura de navegação será supervisionado pelas administrações públicas, ou confiado a uma empresa externa.
IPC