AICEP

Universo AICEPFundo de inovação dos CTT investe em startup Ubirider

Fundo de inovação dos CTT investe em startup Ubirider

O fundo 1520 dos CTT participou no financiamento da startup Ubirider, que se dedica ao desenvolvimento da uma plataforma, a Ubirider Platform, que permite aos operadores de transportes e de mobilidade gerirem digitalmente todos os aspetos do seu negócio, com informação em tempo real.

O fundo 1520 Innovation Fund, lançado pelos CTT, para apoiar atividades de inovação nas pequenas e médias empresas (PME) e startups, participou na ronda de financiamento da startup portuguesa, Ubirider.

A Ubirider é uma startup, responsável pelo desenvolvimento da uma plataforma de “mobility as a service” (MaaS), que permite aos operadores de transportes e de mobilidade gerirem digitalmente todos os aspetos do seu negócio, com informação em tempo real e que inclui uma aplicação móvel, Pick, que permite aos viajantes planear viagens multimodais, pagar as tarifas associadas e, quando em viagem, contarem com apoio baseado em informação contextual, também em tempo real.

Nuno Matos, Diretor de Digital, Novos Canais e Inovação dos CTT, afirma que “o negócio de pagamentos, nomeadamente de bilhética, há muito que tem uma relevância grande para os CTT, nomeadamente para a nossa empresa de Pagamentos do grupo, a Payshop. A adoção da bilhética móvel e dos pagamentos contactless nas cidades, pelos prestadores de serviços de transporte, é uma tendência que está a registar um crescimento importante”.

O financiamento da startup foi feito pelo fundo dos CTT, através da sua gestora Iberis Capital, e através de outros investidores. No total foram angariados 1,95 milhões de euros que vão ser utilizados para a empresa expandir e crescer.

O que a Ubirider está a desenvolver com a sua plataforma faz-nos estar bastante confiantes no potencial da tecnologia para ganhar relevância no mercado, ao mesmo tempo que nos deixa muito entusiasmados por ver como ajudará a transformar os transportes públicos em algo que as pessoas apreciam e procuram, contribuindo assim também para a sustentabilidade ambiental que é uma das nossas prioridades estratégicas”, revela Nuno Matos.

O fundo 1520 teve um reforço na sua dotação no final do ano passado, atingindo agora os oito milhões de euros, e visa investir em startups e pequenas e médias empresas, privilegiando a atuação em setores alinhados com as prioridades de atuação dos CTT.

Jornal económico

 

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.