Eventos

Conversas AICEP – «Como a digitalização determina novas regras de competição no mundo corporativo» 2020

Conversas AICEP – «Como a digitalização determina novas regras de competição no mundo corporativo» 2020

A AICEP debateu «Como a digitalização determina novas regras de competição no mundo corporativo»

No passado dia 3 de março de 2020, a AICEP realizou em simultâneo entre Lisboa (Portugal); Luanda (Angola); Maputo (Moçambique), Praia (Cabo Verde) e S. Tomé, mais uma «Conversa AICEP», desta vez subordinada ao tema «Como a digitalização determina novas regras de competição no mundo corporativo».

O mundo está a mudar a um ritmo acelerado. Todos os dias surgem novas tecnologias que mudam a forma como comunicamos, como fazemos negócios ou interagimos com o que nos rodeia. Vivemos num mundo muito mais interligado e, atualmente, computadores, smartphones, tablets, redes sociais, ligações wireless, mobilidade, navegação na nuvem e mensagens instantâneas são parte intrínseca das nossas rotinas diárias.

A transformação digital está a afetar transversalmente a sociedade, independentemente das geografias, tendo impacto na vida das pessoas em todas as suas dimensões (no trabalho, no lazer, na vida pessoal, etc.) e também na forma de estar das organizações, facilitando a inovação, possibilitando uma completa revolução nos processos instaurados e trazendo ganhos de eficiência.

As gerações mais jovens cresceram e continuam a crescer sob a influência do digital e estão intimamente familiarizadas com a tecnologia, o que está a conduzir o mundo para uma nova era digital que abre possibilidades sem precedentes para as pessoas e para as organizações.

Para além do impacto nas (novas) formas de trabalho (nómadas digitais), na otimização dos processos e no relacionamento com os cidadãos e os clientes, a tecnologia e a digitalização estão a ter também um impacto significativo nos negócios, na economia e no bem-estar, num mundo em que todos os sectores, desde a indústria ao retalho, à banca, aos seguros, à energia, ao turismo e até a saúde, serão cada vez mais liderados por empresas com uma forte presença na Economia Digital.

Foi sobre tudo isto que João Caboz Santana, Presidente da Direção da AICEP, conversou com a AICEP e os seus membros e partilhou o seu saber e experiência sobre este importante e muito oportuno tema.

Moderada por Rui Marques, Secretário-Geral da AICEP, esta conferência foi transmitida online para todo o mundo e entusiasmou o público presente no Auditório dos CTT – Correios de Portugal, em Lisboa, no Auditório da ZAP, em Luanda, no Auditório do IFT/TDM, em Maputo, no Auditório da RTC – Radiotelevisão Caboverdiana, na cidade da Praia, e no Auditório da CST – Companhia Santomense de Telecomunicações, em São Tomé, tendo permitido a todos os participantes oriundos das empresas operadoras de conteúdos, de telecomunicações e de correio e encomendas e dos órgãos reguladores, portugueses, angolanos, cabo-verdianos, moçambicanos e santomenses, membros da AICEP, fazerem uma importante reflexão e intenso debate sobre um tema que não poderia ser mais oportuno para o setor das comunicações no atua contexto digital.

Março 2020

Data:

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.