O escritor, poeta e coordenador da Gala-Edições, Pedro Pereira Lopes é o vencedor do Prémio Imprensa Nacional/ Vasco Graça Moura, Edição de 2024. Lopes venceu o prémio com a obra intitulada: “Tratado das Coisas Sensíveis”.
Com este prémio literário, Pedro Pereira Lopes entra para a selectiva lista dos escritores com menos de 40 anos mais premiados do País.
Pedro Pereira Lopes nasceu em 1987, na província da Zambézia, região central de Moçambique. Estudou Políticas Públicas em Pequim e é pesquisador e professor numa universidade, em Maputo. Escreve poesia, contos, relatos de viagens, ensaios e publicou um romance. Publicou 15 livros, muitos deles infanto-juvenis, entre eles A história do João Gala-Gala (2017), em co-autoria com o músico Chico António, Por que é um livro mágico? (2020), em co-autoria com Angelina Neves e organizou a antologia Primeiro livro de poesia — uma introdução aos poetas de Moçambique (2022). Recebeu os prémios Lusofonia 2010 (Portugal), Maria Odete de Jesus 2016 (Moçambique), INCM/Eugénio Lisboa 2017 (Portugal), Bunkyo de Literatura 2019 (Brasil), o “African Writer Excellence Award”, pelo conjunto da sua obra e activismo literário, em 2019 (Brasil) e o Prémio Nacional de Literatura Infanto-juvenil (2024). O seu livro de contos “O Livro do Homem Líquido” (2021) foi finalista do Prémio Oceanos 2022.
De referir que a INCM criou o Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura, dando continuidade à sua missão, enquanto editora pública, de promoção e preservação do património da língua e da cultura portuguesas e, simultaneamente, homenageando a figura incontornável e exemplar de Vasco Graça Moura, enquanto cidadão, intelectual e antigo administrador da empresa responsável pelo pelouro editorial.
O galardão tem uma periodicidade anual e visa distinguir, rotativamente, trabalhos inéditos nas áreas de actuação onde Vasco Graça Moura se destacou, nomeadamente, na Poesia, no Ensaio (no domínio das Humanidades) e na Tradução (obras no domínio público).
Resultados | Edição 2024
Prémio:
Tratado das Coisas Sensíveis, de autoria de Pedro João Pereira Lopes.
Menção Honrosa
A Vocação Nómada das Cidades, de autoria de André Craveiro.
Vasco Graça Moura
Como Administrador da INCM, entre 1979 e 1989, Vasco Graça Moura foi responsável por uma transformação profunda do papel da editora pública, tornando-a culturalmente interventiva por meio de uma política editorial que ultrapassou o carácter supletivo.
A sua intervenção na recomposição do programa editorial passou pela criação de colecções como a «Biblioteca de Autores Portugueses», sendo a primeira de várias, entretanto planeadas como «Essencial», a «Plural» ou a «Biblioteca de Autores Clássicos».
A renovação da missão editorial da INCM passou assim a assentar na diversidade temática e disciplinar, acessível a um público mais vasto, cobrindo áreas como poesia, ensaio, filosofia e arte, assumindo a responsabilidade de divulgação da cultura portuguesa.
INTEGRITY

