AICEP

Mundo das ComunicaçõesE-commerce continua a impulsionar o crescimento postal

E-commerce continua a impulsionar o crescimento postal

Os resultados preliminares de 2021 mostram um crescimento médio de receita de 3,8% para postagens em todo o mundo • O principal fator de crescimento para a maioria das postagens foram as encomendas, impulsionadas pelo comércio eletrônico B2C

De acordo com os resultados preliminares divulgados hoje pela International Post Corporation (IPC), os operadores postais de todo o mundo viram as receitas aumentarem em média 3,8% em 2021, face a 1,4% em 2020.

À medida que a pandemia evoluiu ao longo do ano, o crescimento do setor postal foi impulsionado pela forte demanda por logística de comércio eletrónico B2C, à medida que os correios entregavam mais pacotes e encomendas para compradores online em todo o mundo. Após o aumento no comércio eletrónico devido à pandemia em 2020, o crescimento de encomendas continuou em 2021, com alguns correios relatando que os volumes aumentaram mais de um terço em relação ao ano anterior.

Holger Winklbauer, CEO do IPC, comentou sobre os resultados: “Os resultados de 2021 mostram a resiliência do setor postal e sua capacidade de aproveitar o aumento do comércio eletrónico. No entanto, a pressão de custos no mercado de entrega de encomendas continua alta, em parte devido ao aumento dos preços dos combustíveis e à escassez de mão de obra. No entanto, algumas postagens na Europa relataram declínios nos volumes de pacotes de comércio eletrónico internacional de entrada no segundo semestre de 2021, pois as isenções de IVA para mercadorias de baixo valor foram removidas na UE em julho. A crise económica e a guerra na Ucrânia provavelmente afetarão ainda mais os volumes”.

Impulsionados pelo crescimento do comércio eletrónico, alguns correios agora relatam que as encomendas representam mais da metade da receita total. Os correios continuaram a investir na expansão da capacidade de triagem e automação para atender ao crescimento dos volumes de entrega de comércio eletrónico e melhorar ainda mais os prazos de entrega. Muitos postos também expandiram suas soluções de coleta e entrega de encomendas, como cacifos de encomendas, para fornecer opções de entrega mais convenientes para os consumidores e melhorar a eficiência da última milha.

A concorrência permaneceu muito forte no dinâmico mercado de encomendas B2C, à medida que as empresas de entrega continuaram a competir para ganhar novos contratos, grandes retalhistas eletrónicos investiram cada vez mais em suas redes de logística e novos players buscaram aumentar sua participação no mercado de entregas de última milha. No segmento de correio, a substituição eletrónica foi o principal impulsionador da queda estrutural nos volumes de cartas tradicionais. Muitas postagens relataram um declínio no volume total de correspondências em 2021, embora algumas tenham notado uma recuperação parcial na correspondência publicitária à medida que a atividade comercial aumentou depois que os governos aliviaram as restrições da Covid-19 durante o ano. Outros correios relataram que os declínios foram parcialmente compensados ​​por eleições e comunicações relacionadas à pandemia, incluindo avisos de vacinação.

Ao longo do ano, os postos se concentraram em melhorar a eficiência das operações de correio e ajustaram as taxas de correspondência para sustentar seus serviços postais acessíveis, confiáveis ​​e com preço único em qualquer lugar.

Olhando para o futuro, espera-se que a substituição eletrónica impulsione o declínio contínuo no volume de correspondências em todo o mundo. Enquanto isso, a mudança estrutural do correio para as encomendas deve continuar à medida que os correios procuram atender às necessidades em constante evolução dos consumidores, fornecendo serviços de entrega rápidos, confiáveis, convenientes e com preços competitivos.

Os resultados completos de 2021, bem como os resultados do primeiro semestre de 2022, serão apresentados no IPC Global Postal Industry Report, que será publicado em novembro de 2022. O relatório incluirá uma análise abrangente e detalhada do setor postal, abrangendo mais de 50 operadores postais em todo o mundo e analisando as principais tendências do mercado. Um resumo disponível ao público, as Principais conclusões do IPC GPIR, também será publicado em novembro.

IPC

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.