O bloco filatélico em grafeno com inserção do poema «Contágio» de Miguel Torga é o grande vencedor da categoria «Melhor Campanha Mundial de Filatelia de 2020». Desenvolvido pelos CTT – Correios de Portugal, o bloco foi reconhecido numa das principais competições da área a nível global, os World Post and Parcel Awards 2021.
“É com enorme orgulho que vencemos a Campanha Filatélica do Ano, nestes que são tidos como os ‘Óscares da Indústria Postal’, numa emissão em que a ideia era dar ao mundo uma nota de esperança face à crise pandémica que estava então no seu auge e uma nota de modernidade absoluta, face ao meio escolhido para esta divulgação”, comenta Raul Moreira, diretor de Filatelia dos CTT.
O bloco filatélico inspirado no autor português foi emitido a 6 de novembro do ano passado, dia em que a atividade de correio celebrava os 500 anos em Portugal. Segundo os CTT, esta missão destacou-se por ser a primeira em grafeno (forma cristalina de carbono) em todo o mundo.
Para dar vida a esta emissão filatélica, os CTT colaboraram com o designer e professor João Machado, a empresa portuguesa Matter Dynamics, a Cartor e a Next Reality.
De acordo com os CTT, os World Post and Parcels Awards são promovidos pela organização internacional independente Triangle há já 22 anos. O objetivo é avaliar e premiar propostas de valor acrescentado no transporte de objetos de correio urgente, normal e encomendas.
Junho 2021
Executive Digest