Atendendo às necessidades de desenvolvimento de campus inteligente na RAE de Macau, China, a CTM fez uma parceria com a Huawei e a Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (M.U.S.T.), para estabelecer a primeira Rede Privada de Campus Inteligente na RAE de Macau, China, e também as primeiras soluções inter-regionais entre a China Continental e a RAE de Macau, que se baseia na alta segurança das redes 5G da CTM, proporcionando um ambiente de rede seguro e móvel para a investigação científica na escola.
Utilizando a solução 5G Mobile VPN pioneira da Huawei, a 5G Smart Campus Network permite que professores e alunos acedam de forma segura à intranet do campus com capacidades de alta velocidade, independentemente da sua localização física, através da rede 5G. A rede garante que os dados permanecem dentro da rede privada do campus, melhorando a proteção de dados sensíveis. A solução facilita a investigação académica e melhora a experiência do utilizador. Além disso, a solução foi alargada para suportar o roaming internacional, permitindo o acesso contínuo à intranet do campus para professores e alunos no estrangeiro.
A solução também apoia a investigação científica do projeto de satélite Macau Science-1. Esta solução aborda as limitações do atual método de transmissão de dados entre estações terrestres, estabelecendo uma rede privada 5G inter-regional. Melhorando a velocidade, a segurança e a grande largura de banda, eleva a precisão e a eficiência da recolha de dados do campo magnético planetário para o projeto de satélite Macau Science-1, fornecendo um forte apoio às equipas de investigação localizadas no M.U.S.T. na RAE de Macau, China, e também às estações terrestres localizadas em Xi-An e Ning-Bo na China Continental. Esta aplicação 5G pioneira não só contribuirá para a investigação aeroespacial de Macau, como também permitirá que a RAE de Macau, China, brilhe no evento interurbano.
O projeto conquistou o primeiro prémio no 6º Concurso de Aplicações 5G “Bloom Cup”, organizado pelo Ministério da Indústria e das Tecnologias da Informação da República Popular da China, e recebeu o prémio de Melhor Aplicação Internacional entre as aplicações de 23 países e regiões de todo o mundo.
O Dr. Tong Ka Lok, Vice-Presidente da M.U.S.T., destacou que o “5G Smart Campus” é um projeto de inovação que combina a tecnologia 5G e a infraestrutura do campus, bem como uma demonstração inovadora para a promoção e adoção da tecnologia 5G na RAE de Macau, China. A M.U.S.T. continuou a aumentar o investimento em infraestruturas de informação, estabeleceu um centro de dados moderno, desenvolveu a arquitetura do sistema de grandes plataformas e micro serviços, e alcançou cobertura de rede Wi-Fi 6 em todo o campus, o que cria uma base sólida para a construção do “Campus Inteligente 5G”.
Ebel Cham, vice-presidente comercial da CTM, disse que, desde o lançamento dos serviços 5G, a CTM popularizou cenários de aplicações inteligentes sob uma integração de rede em nuvem 5G por meio da sua infraestrutura abrangente de cidade inteligente “Três redes, quatro centros e uma plataforma“. A colaboração aumenta a segurança e a conveniência de se ligar à intranet do campus e às aplicações através da rede 5G da CTM em toda a RAE de Macau, China. Entretanto, a CTM renunciará à utilização de dados 5G ao ligar-se à intranet e às aplicações do campus na China Continental, na RAE de Macau, na China e na RAE de Hong Kong, na China.
PRNewswire