AICEP

Universo AICEPCTM acolheu a «Cerimónia de Lançamento da Intenção de Colaboração Digital em Macau» e a «Cerimónia do Prémio 5G‧Smart Solutions Design»

CTM acolheu a «Cerimónia de Lançamento da Intenção de Colaboração Digital em Macau» e a «Cerimónia do Prémio 5G‧Smart Solutions Design»

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma cidade inteligente, a CTM tem defendido a visão de construir uma «Macau Digital» através do investimento ativo e do refinamento contínuo das infraestruturas de rede. A CTM junta-se a várias partes interessadas da comunidade como «Parceiro de Colaboração Digital de Macau» para criar uma sabedoria coletiva na aceleração do desenvolvimento da cidade inteligente de Macau e acolheu o «5G‧Smart Solutions Design Competition» que visa enriquecer o ecossistema inteligente local.

A CTM acolheu a «Cerimónia de Lançamento da Intenção de Colaboração Digital em Macau» e a «Cerimónia do Prémio 5G‧Smart Solutions Design».

A «Cerimónia de Lançamento da Intenção de Colaboração Digital de Macau» foi conjuntamente oficializada por Li Wei, Vice-Chefe da Divisão de Economia do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAE de Macau; Ip Chong Wa, Membro da Comissão Administrativa dos CTT; o Legislador Mak Soi Kun; o Legislador Wong Kit Cheng; Shuen Ka Hung, Diretor-Geral da CPTTM; Prof. XU Cheng-Zhong, Reitor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Macau; Chan Hong, vice-diretor da Escola Secundária Hou Kong; Chan Ka Leong, presidente da UGAMM; Paulina Che, assistente vice-presidente da convenção e exposição da Sands China; Wong Kam Man, Diretor-Geral Adjunto do Macau Pass; Vandy Poon, CEO da CTM; Ebel Cham, Vice-presidente Comercial da CTM; e Declan Leong, vice-presidente de serviços de rede da CTM.

Cham afirmou no seu discurso que, além de infraestrutura de rede de ponta, aplicações diversificadas de subsistência inteligente têm o mesmo significado para a realização de uma cidade inteligente. Juntamente com a conclusão da construção da primeira fase da rede 5G no ano passado, com os esforços concertados das equipas, a CTM pretende alcançar a cobertura total de 5G em Macau até junho deste ano. Para estimular ainda mais o desenvolvimento da cidade inteligente, a CTM tem a honra de colaborar com a Universidade de Macau, Escola Secundária Hou Kong, UGAMM, Sands China e Macau Pass, como «Parceiro de Colaboração Digital de Macau», criando cenários de cidade inteligente nos campos da direção autónoma, e -educação, atendimento inteligente aos idosos, convenção inteligente e pagamento eletrónico, em consonância com as políticas do governo da RAEM. A CTM está confiante que a capacidade e a profunda experiência serão uma força essencial do governo da RAEM na construção de Macau como uma cidade inteligente.

Autonomous Driving System e acordo de colaboração de aplicações

Já em 2019, a CTM e a Universidade de Macau assinaram o «Acordo de Cooperação em Tecnologia de Comunicação Móvel 5G» e criaram uma rede de teste 5G para o «Laboratório Estatal de IoT da Cidade Inteligente» na Universidade de Macau, para facilitar o uso de 5G pesquisa em tecnologia de comunicações.

Na ocasião, a CTM e a Universidade de Macau assinaram um «Acordo de Cooperação de Sistema de Condução Autónoma e Aplicações», ambas as partes irão estudar a utilização de 5G aproveitando as características de alta velocidade, baixa latência e ligações massivas que irão estimular ainda mais o desenvolvimento revolucionário da condução autónoma e da Internet de Veículos a estabelecer em Macau.

Sob o testemunho de convidados de honra, Eunice Cheang, Vice-Presidente de Programas Estratégicos da CTM e Prof. Shaodan Ma, Diretora Assistente do Smart City IoT State Key Laboratory (Universidade de Macau) co-assinaram o Autonomous Driving System e Acordo de colaboração de aplicações, significando a colaboração mais profunda entre ambas as partes na promoção do desenvolvimento de aplicações com tecnologia 5G e IoT.

«Cerimónia do Prémio 5GSmart Solutions Design»

A CTM organizou a «Cerimónia do Prémio 5G‧Smart Solutions Design» fornecendo uma plataforma para talentos locais explorarem e apresentarem aplicações inteligentes que atendem às necessidades locais de subsistência, trabalho e educação. Desde o lançamento do concurso, foram recebidas respostas positivas do público e foram recebidas mais de 100 propostas, abrangendo várias áreas, refletindo a expectativa da comunidade pelo 5G. Um total de 9 propostas do Grupo de Conceito e 4 propostas dos Grupos de Implementação foram pré-selecionadas durante a volta inicial de seleção.

A escolha das inscrições pré-selecionadas do Concurso foi realizada no mesmo dia, com os seguintes resultados:

Grupo de implementação: vencedores do «5G Smart Application Award»: (2 projetos) Robô de atendimento domiciliar idoso; Robô de Inspeção de Aeronaves (foram premiados com MOP 80.000 em dinheiro e um troféu).

Grupo de implementação: vencedores do «5G Smart Application Potential Award»’: (2 projetos) Robô de inspeção adaptativa 5G; Edifício Verde 5G.

Grupo de conceito: Vencedores do «5G Smart Concept Award»: (3 projetos) Pólo de lâmpada inteligente 5G; 5G drone carga; Cães-guia 5G /receberam MOP10.000 em dinheiro e um troféu).

Grupo de conceito: Vencedores do prêmio «5G Smart Concept Merit Award»: (6 projetos) 5G Estacionamento Privado; Robô de entrega inteligente; Plataforma 5G Smart Campus; Gestão de resíduos municipais; Interação virtual 3D; Gestão inteligente de estradas.

Posteriormente, durante a «Cerimónia do Prémio 5G‧Smart Solutions Design», Li Wei, Vice-Chefe da Divisão de Economia do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAE de Macau; Ip Chong Wa, Membro da Comissão Administrativa dos CTT; Shuen Ka Hung, Diretor Geral da CPTTM, e o CEO da CTM Vandy Poon, entregaram os troféus e prémios em dinheiro aos vencedores. A CTM irá manter uma discussão mais aprofundada com as equipas vencedoras para explorarem possíveis modelos de cooperação empresarial no lançamento de soluções inteligentes que possam ir ao encontro das necessidades de desenvolvimento de Macau.

A CTM afirmou que a empresa irá, como sempre, ecoar ativamente as políticas do governo da RAEM, dando as mãos a todos os stakeholders para impulsionar o desenvolvimento do «Macau Digital».

Fevereiro 2021

CTM

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.