Uma homenagem a uma das mais célebres representantes da culinária francesa: a baguette. Foi com esse objetivo que os Correios da França lançaram um selo com cheiro de pão.
A baguette se tornou patrimônio cultural da Unesco em 2022.
Os selos começaram a ser vendidos no último fim de semana e foram revelados pela La Poste, como são chamados os Correios na França, na última quinta-feira, 16 de maio, dia de Saint-Honoré, padroeiro dos padeiros.
“A baguette, o pão do nosso dia a dia, símbolo da nossa gastronomia, é a joia da nossa cultura“, diz La Poste em seu site.
Essa edição especial do selo é ilustrada com o desenho de uma baguette envolta em uma fita com as cores da bandeira da França: azul, branco e vermelho. Cada unidade custa € 1,96 (R$ 10,89), o preço do envio de uma correspondência internacional de 20 gramas, com a particularidade de contar com um odor de pão. A edição é limitada, apenas 594 mil exemplares serão comercializados.
O “perfume” de pão é liberado quando o selo é tocado com o dedo. © La Poste
Outra particularidade é que o “perfume” de pão pode ser sentido quando a ilustração da baguette é tocada. “Isso libera as cápsulas odorizantes“, explicou à AFP Damien Lavaud, especialista em impressão da Philaposte. A empresa responsável pela fabricação do selo teve de utilizar uma técnica especial para não estragar o papel ao inserir o perfume.
“Com esse selo, nossa profissão de padeiro é reconhecida. É uma honra a nossos padeiros, a nosso artesanato. Representa o trabalho realizado todas as noites para produzir o pão“, disseram à rádio Franceinfo Evelyne e Lionel Boisseau, dois padeiros que realizam a Festa do Pão em Paris.
A baguette é uma das principais representantes da gastronomia francesa, presente à mesa em praticamente todas as refeições. Todos os anos, Paris realiza um tradicional concurso para eleger a melhor baguette da capital. Esse pão comprido, que faz parte do cotidiano dos franceses, tornou-se patrimônio cultural da Unesco em 2022.
RFI