AICEP

Mundo das ComunicaçõesComissão quer toda a Europa coberta por tecnologia 5G até 2030

Comissão quer toda a Europa coberta por tecnologia 5G até 2030

Bruxelas quer que todas as áreas povoadas da União Europeia (UE) estejam cobertas por redes móveis de quinta geração (5G) até 2030, contra os atuais 14%, objetivo que integra a proposta da Década Digital da Europa, em março divulgada.

O executivo comunitário lançou então hoje a sua visão para a Década Digital, uma “Bússola Digital para traduzir em termos concretos as ambições digitais da União Europeia até 2030” e que está assente em “quatro pontos cardeais“, um dos quais sobre “infraestruturas digitais seguras, eficientes e sustentáveis“. Esta prevê que “todas as áreas povoadas estejam cobertas por 5G“.

Em concreto, Bruxelas pretende que, até 2030, a tecnologia 5G esteja presente em todas as áreas habitadas da UE quando, atualmente, apenas chega aos 14%, segundo a instituição.

Este objetivo surge depois de a Comissão Europeia ter falhado a meta comunitária de ter esta tecnologia em pelo menos uma cidade por Estado-membro até final de 2020. Segundo o mais recente relatório do Observatório Europeu para o 5G, em dezembro passado esta tecnologia estava presente em 23 dos 27 Estados-membros da UE, mais o Reino Unido. Da lista não constava, porém, Portugal nem Chipre, Lituânia e Malta.

A quinta geração de sistemas de telecomunicações móveis e sem fios permite ligações ultrarrápidas e a conexão de um elevado número de dispositivos.

Numa altura em que a tecnologia 5G está bastante mais desenvolvida noutros blocos mundiais (como países asiáticos ou os Estados Unidos), a estratégia digital hoje lançada visa que a UE se venha a tornar “digitalmente soberana num mundo aberto e interligado“, isto enquanto colmata “vulnerabilidades e dependências” do exterior e acelera o investimento.

Ainda na área das infraestruturas, a estratégia digital prevê que a produção europeia de semicondutores de ponta e sustentáveis passe a representar 20% do total mundial, que todas as famílias da UE tenham conectividade ‘gigabit’ e ainda que a Europa consiga o seu primeiro computador quântico.

Março 2021

Sapo Tek

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.