A Angola Cables e a CVTelecom assinaram recentemente um acordo de cooperação que visa identificar sinergias para expandir a conectividade e as capacidades de rede.
De acordo com a nota da Angola Cables, a parceria simplificará também uma cooperação comercial mais estreita no desenvolvimento de produtos e soluções de rede personalizadas que poderão ser trazidas ao mercado nacional nos próximos meses.
Ângelo Gama, Chefe Executivo (CEO) da Angola Cables, considera que o acordo abrirá caminhos para melhoria das infraestruturas e serviços de telecomunicações na região, que dará um contributo positivo para melhoria da transformação digital no continente africano.
“Foram identificadas várias sinergias comerciais para permitir melhores rotas, acesso a múltiplas ligações de rede de baixa latência que podem promover a troca de dados entre Cabo Verde, Angola e ecossistemas digitais em toda a região da costa ocidental de África e desbloquear oportunidades do Senegal para Angola”.
Para o PCA da CVTelecom, João Domingos Correia, o acordo é um instrumento, pois abre portas para o acesso aos mercados da África Austral e dos Estados Unidos da América, para além de assegurar uma comunicação de alta disponibilidade por via da redundância e de baixa latência do sistema que emergirá no atlântico médio.
Os cabos submarinos SACS, WACS, MONET e EllaLink, afirma a Angola Cables, farão parte do plano estratégico para oferecer várias opções de roteamento de conectividade e redundância para ISP, empresas e provedores de conteúdo que buscam direcionar o tráfego de Internet entre a África, Europa e Américas em latências baixas nessas rotas expressas.
Dezembro 2021
Mercado
Foto: Economia e Mercado