AICEP

Mundo das ComunicaçõesAlcino Lavrador deixa liderança da Altice Labs, Paulo Firmeza é o senhor que se segue

Alcino Lavrador deixa liderança da Altice Labs, Paulo Firmeza é o senhor que se segue

Após quase 40 anos de casa, Alcino Lavrador sai por vontade própria da dona da MEO. Começou na então PT Inovação, hoje Altice Labs, e passou por projetos no Brasil e em África. Será substituído por Paulo Firmeza, quadro da casa do grupo, ligado também ao setor da inovação

Alcino Lavrador vai deixar a liderança da Altice Labs, sucedendo-lhe Paulo Firmeza, revelou esta segunda-feira a empresa. A saída de Lavrador da presidência foi comunicada internamente a 20 de outubro, no mesmo dia em que foi anunciado o novo líder da empresa de inovação da Altice, herdeira da antiga PT Inovação. Com 30 anos de experiência no setor, Paulo Firmeza é um gestor que conhece bem o grupo e o Brasil – esteve ligado às operações da Vivo e da Oi, empresas brasileiras em que a PT foi acionista. Era já administrador da Altice Labs.

Alcino Lavrador fecha um capítulo, aberto em 1985 quando entrou na PT Inovação. “Por vontade própria, Alcino Lavrador decidiu adicionar um capítulo diferente, ao seu percurso profissional de grande mérito na área da inovação e da indústria“, afirma fonte da Altice, dando nota de emoção que foi a despedida de um quadro histórico e de que todos lhe prestaram homenagem, desde a Comissão Executiva, liderada por Ana Figueiredo, até aos trabalhadores.

Na nota de despedida, a Altice destaca o “caráter humano e o profissionalismo que este profissional sempre manifestou nas quatro décadas que dedicou ao setor das telecomunicações“. A Altice Labs, com sede em Aveiro, fornece várias empresas do grupo Altice, a nível internacional, e fatura cerca de 300 milhões de euros por ano.

Alcino Lavrador começou a carreira em 1985 na PT Inovação, como engenheiro de desenvolvimento de Protocolos de Rede, avançando depois para os Serviços de Rede Inteligente. “Ocupou várias funções de gestão na empresa e liderou importantes projetos em África e Brasil“, diz a Altice. Tornou-se presidente da PT Inovação em 2008.

Um gestor ligado à inovação e conhecedor do Brasil

Paulo Firmeza é um homem da casa, que está há mais de 30 anos na área das telecomunicações. Na Altice Labs, liderava desde 2020 a unidade de negócio que desenvolve produtos e soluções na área do digital, Internet e TV. E acumulava, desde 2022, a gestão da área transversal de Estratégia de Inovação da empresa de I&D do Grupo.

A Altice destaca-lhe a experiência “em gestão executiva, telecomunicações, gestão da inovação, estratégia, desenvolvimento de produto“.

Paulo Firmeza dividiu o seu tempo entre Portugal e o Brasil, “onde foi responsável por várias funções de liderança, desenvolvendo e gerindo produtos e soluções inovadores, utilizados atualmente em várias empresas de telecomunicações na Europa, América Latina e África“. Esteve envolvido nas operações da Vivo e da Oi, em que a PT foi acionista.

No Brasil, liderou como presidente executivo e membro do Conselho de Administração várias subsidiárias do Grupo: a OpenLabs SA (a subsidiária da Altice Labs no Brasil), a Portugal Telecom Brasil SA, holding do grupo no Brasil, e a PT Multimedia.com Brasil.

Referência da inovação em Portugal, a Altice Labs tem produtos e soluções a serem utilizados por mais de 300 milhões de pessoas em 60 países. Cerca de 80% do negócio da Altice Labs tem origem fora de Portugal. A capacidade instalada global de tecnologia de fibra ótica é de 28,8 milhões de casas.

 

Expresso.pt

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.