AICEP

Destaques HomepageAICEP realiza workshop sobre “Regulação nas Comunicações” em parceria com Angola Telecom e VdA

AICEP realiza workshop sobre “Regulação nas Comunicações” em parceria com Angola Telecom e VdA

Em parceria com Angola Telecom a AICEP promove workshop sobre Transformação Digital e Regulação das Comunicações no âmbito do ANGOTIC 2026.

No âmbito do ANGOTIC 2026 – Angola ICT Forum, a AICEP realizou o workshop “Transformação Digital e Regulação das Comunicações em Angola: de Infraestruturas a Dados e Inteligência Artificial”, uma iniciativa que reuniu operadores, reguladores, juristas, decisores e especialistas do setor das Tecnologias de Informação e Comunicação para refletir sobre os desafios e oportunidades da transformação digital em Angola e no espaço lusófono.

A sessão de abertura contou com as intervenções de Alberto Pimenta, Presidente da Direção da AICEP, e de Matias Borges do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).

Ao longo da sessão foram abordados temas centrais para o desenvolvimento do ecossistema digital, enquadrados pela realidade e contexto regulatório angolano.

O primeiro painel, dedicado à Regulação das Comunicações e Infraestruturas Digitais, foi apresentado por João de Araújo Ferraz, Associado Sénior da VdA, que analisou os principais desafios regulatórios associados à expansão das infraestruturas de comunicações eletrónicas e à promoção da conectividade.

Seguidamente, Inês Antas de Barros, Sócia da VdA, abordou o tema da Proteção de Dados Pessoais e Cibersegurança, destacando a crescente relevância destes domínios para a confiança digital, a proteção dos cidadãos e a sustentabilidade das organizações.
Os dois oradores conduziram ainda a sessão dedicada à Inteligência Artificial e Economia Digital – Perspetivas e Tendências, onde foram explorados os desafios regulatórios emergentes, as oportunidades de inovação e o impacto transformador da inteligência artificial nos modelos de negócio e na economia digital.

Os trabalhos decorreram sob moderação de Celma Cunha, que conduziu os debates e promoveu a interação entre os participantes.

A sessão de encerramento contou com a participação de Adilson dos Santos, Presidente do Conselho de Administração da Angola Telecom, entidade que assegurou o alto patrocínio desta iniciativa e de Alberto Pimenta.

O workshop contou ainda com o apoio da VdA – Vieira de Almeida.

Com esta iniciativa, a AICEP reafirma o seu compromisso na promoção do conhecimento, da cooperação institucional e da partilha de boas práticas entre os países e territórios de língua portuguesa, contribuindo para uma transformação digital mais inclusiva, segura e inovadora.

▶️🎥  Acompanhe aqui todo o workshop 

aicep

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.