AICEP

Universo AICEPSessão de Abertura do XXIX Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2022

Sessão de Abertura do XXIX Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2022

A sessão de abertura contou com a presença de Sua Excelência o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Novas Tecnologias e dos Assuntos Parlamentares, Wuando Castro de Andrade; do Administrador-Delegado da Companhia Santomense de Telecomunicações (CST) e também Presidente deste XXIX Fórum AICEP, Jorge Frazão; e do Presidente da Direção da AICEP, João Caboz Santana.

Nesta cerimónia protocolar, o Administrador-Delegado da CST e também Presidente deste XXIX Fórum AICEP, Jorge Frazão, saudou os participantes e convidados presentes que se deslocaram dos vários países e território de língua oficial portuguesa, dando-lhes as boas-vindas e enaltecido e sublinhado a importância e pertinência deste evento e da discussão do respetivo tema, não deixando de também convidar todos a visitar um pouco melhor a cidade de São Tomé, naquela bela ilha de São Tomé e Príncipe.

Nesta cerimónia, também o Presidente da Direção da AICEP, João Caboz Santana, teve a oportunidade de referir que hoje a sociedade está cada vez mais informada e é mais exigente nas escolhas que faz no seu dia-a-dia, o que tem um impacto direto nos atuais padrões de consumo. Desta forma, os sectores dos correios e encomendas, das telecomunicações e dos conteúdos (televisão) e media – o digital, em síntese – têm um papel muito importante na sustentabilidade.

Desde logo, como enabler de muitas e variadas áreas de sustentabilidade: o acesso à saúde; à educação; à monitorização de muitos e variados eventos, com sensores e outros instrumentos de recolha de dados; a prevenção de fenómenos naturais (de incêndios, por exemplo); a mobilidade; as novas formas de trabalho, híbrido, nómada e remoto e o acesso a novas formas de comércio (por exemplo, e-commerce)”, disse.

Mais referiu que os referidos setores têm também um papel muito importante enquanto “produtores de carbono” e consumidores de energia, desde as suas frotas de transporte, até à operação das suas redes, destacando-se o 5G. “Todos somos indispensáveis para a construção de um mundo melhor e mais sustentável”, disse.

E esta mensagem é tão ou mais importante ser enaltecida numa data que que igualmente se comemorou em todo o mundo: o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação e em que a UIT destacou que o envelhecimento global da população será a maior tendência demográfica do Séc. 21 e que as Tecnologias de Informação e Comunicação têm um papel a desempenhar num envelhecimento mais saudável, com novas possibilidades de crescimento económico, social e político, desde o aumento da inclusão digital e ambientes digitais favoráveis aos mais idosos, tais como a ajuda na construção de cidades inteligentes; no combate à discriminação baseada na idade; no local de trabalho; à garantia de inclusão financeira dos mais idosos e apoio aos milhões de cuidadores em todo o mundo.

Por último, e formalmente a declarar aberto este XXIX Fórum AICEP das Comunicações Lusófonas 2022, o Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Novas Tecnologias e dos Assuntos Parlamentares, Wuando Castro de Andrade, começou por saudar a organização deste evento em São Tomé e Príncipe, 25 anos depois da realização, igualmente no seu país, do 5º Fórum da AICEP, e por dar as boas-vindas a todos os participantes oriundos dos demais países de expressão portuguesa, desejando-lhes uma boa estadia e que disfrutassem das maravilhas naturais de São Tomé e Príncipe.

Prosseguiu, referindo que “as telecomunicações, nas suas mais variadas formas, andam de mãos dadas com a sociedade de informação”, sendo o seu suporte, e que o tema escolhido para este Fórum – Sustentabilidade: a última fronteira. O papel do digital” – não podia ser mais adequado e atual, sendo um dos grandes desafios da atualidade colocar as tecnologias digitais ao serviço da promoção do desenvolvimento sustentável. “A sustentabilidade não é mais do que um processo mediante o qual se tenta construir uma sociedade global capaz de se perpetuar indefinidamente no tempo em condições que garantam a dignidade humana, fortemente enraizada em pautas ambientais, sociais e económicas, que elenca práticas, cuidados e observações importantes para o futuro da civilização e a sua relação com o meio ambiente”, disse.

A sustentabilidade é hoje um conceito quase omnipresente, afirmando a sua importância perante a sociedade, os governos, as empresas e os consumidores”, concluiu.

Nesta bonita cerimónia, todos desejaram aos participantes um ótimo e muito proveitoso trabalho e que do mesmo saísse mais um excelente contributo para a Sociedade das Comunicações e do Digital, uma missão em que a Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa se revê e em que se empenha permanentemente, fazendo da mesma, cada vez mais, agora e no futuro, a parceira natural das Comunicações do Mundo da Lusofonia.

Poderá visualizar o filme desta cerimónia através do seguinte link: Vídeo

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.