AICEP

Mundo das ComunicaçõesSaiba como a internet das coisas moverá as cidades inteligentes

Saiba como a internet das coisas moverá as cidades inteligentes

O conceito da internet das coisas (IoT) vem sendo amplamente divulgada e cativa cientistas e estudiosos dos mais diversos setores na busca de soluções que vão mudar a rotina das cidades inteligentes.

Já somos conhecedores que os modernos circuitos eletrônicos já fazem parte da nossa rotina de vida, e cada dia é mais frequente o uso de equipamentos que empregam tecnologias conectadas à internet para comandar as mais diversas atividades, sejam nas indústrias, comércios e, não muito raro, os aparelhos eletrônicos utilizados em nossas casas também já estão conectados e comunicando entre si.

Conceito da Internet das Coisas

Este é o conceito básico da internet das coisas que vem revolucionando o mercado, movendo indústrias, faculdades, agricultura, residências, pessoas e instituições de saúde, em uma rede interconectada cada dia mais robusta e precisa, e que o diga os makers!

Sofisticados circuitos eletrônicos estão sendo desenvolvidos para atender as mais diversas situações onde é necessário unir a tecnologia mecânica com a internet, quando aplicativos (App) são desenvolvidos especificamente para enviar sinais de comando e controle para os equipamentos, inclusive à distância, sem que haja contato entre o operador e a máquina.

Tecnologia presente em nossas casas

As últimas novidades em relação à internet das coisas são os modernos equipamentos que estão presentes em nossas casas, e que são programados para operar em determinado tempo e modo, inclusive por meio de aplicativos instalados em aparelhos de smartphones, tendo a internet como base principal.

Engenheiros já estão desenvolvendo uma vasta gama de equipamentos com base na rede mundial de computadores para que sejam operados a distância, ou previamente programados, como no caso das indústrias, agricultura e pecuária, por exemplo.

Internet das Coisas na Segurança

Na área da segurança pública e privada não seria diferente, já que alguns estados estão utilizando câmeras acopladas nos uniformes dos policiais, cujas imagens captadas durante as operações podem ser enviadas por meio de pacotes de dados para as centrais de monitoramento das tropas.

A internet das coisas é uma tecnologia antiga, utilizada a partir dos anos de 1980 pelas forças de segurança dos Estados Unidos para operar satélites, rastrear aeronaves e em diversos equipamentos de uso militar, primeiros detentores de tal tecnologia até que a internet fosse globalmente acessível.

No âmbito da segurança, a tecnologia da internet das coisas está presente em diversos equipamentos que fazem parte do nosso dia a dia, como a transmissão de imagens captadas por câmeras de segurança para dispositivos remotos, que também podem ser acionados a distância. Cada dia mais, os dispositivos conectados estão substituindo os modernos controles remotos tradicionais que operam via sinais de radiofrequência.

Junho 2021

Revista Segurança/ Izaías Sousa

Foto: Christina Morillo from Pexels

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.