AICEP

Universo AICEPNomeado novo Diretor-geral do INCM

Nomeado novo Diretor-geral do INCM

O Eng.º Tuaha Ossifo Chabane Mote foi nomeado, através de um despacho de 15 de janeiro de 2021 do Ministro dos Transportes e Comunicações, como Diretor-Geral Substituto do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique – INCM, segundo refere o Comunicado do Conselho de Administração.

No mesmo comunicado, o Conselho de Administração do regulador do sector das comunicações felicitou o nomeado, desejando êxitos na condução da Direção Geral e na implementação dos Planos de Atividades e Orçamento da instituição para o corrente ano. Exortou ainda a todos quadros da direção, chefia e de confiança, e a todos funcionários do INCM a colaborarem a darem seu contributo para a realização das qualitativa das atividades.

Formado em Engenharia Informática e de Telecomunicações, Tuaha Mote é quadro do INCM desde 2014.

Recorde-se que antes da atual nomeação a Direção Geral era liderança pelo Eng.º Massingue Apala, desde julho de 2019 e cessou funções por despacho de 7 de janeiro corrente.

Na comunicação da sua cessação, o Conselho de Administração enalteceu o reconhecimento da dinâmica, empenho e profissionalismo demostrados por Massingue Apala na condução da Direção geral, na implementação do Plano de Atividades 2020 e elaboração do Plano de Atividades e Orçamento 2021.

Humildade e transparência, sem descurar rigor e integridade – defende Tuaha Mote

A Secretária Permanente (SP) do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), Dina Riberiro, disse, no ato de apresentação do novo Diretor-geral (Dg) do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), Eng.º Tuaha Mote, que “a nova nomeação acontece dentro de procedimentos administrativos legais, que estabelecem o prazo de apenas um ano para o exercício de função de liderança em regime de substituição”.

Segundo a SP, o novo Diretor-geral “é nomeado num momento em que a instituição está num profundo processo de restruturação que vai culminar com a implementação de novos instrumentos de gestão, baseadas nuns novos Estatutos, regulamento e órgãos sociais”.

O Diretor-geral substituto que hoje temos o privilégio de apresentar é um quadro de reconhecido mérito e capacidade técnica a nível do INCM, sendo sua missão, prosseguir com a implementação dos planos e programas em curso. Exortamos o Eng.º Tuaha Mote para privilegiar uma gestão inclusiva, aglutinando todos os Recursos Humanos de que o INCM dispõe”, recomendou a SP e exortou ainda a todos órgãos dirigentes da instituição a garantirem uma rápida inserção do novo Diretor-Geral.

Apoio de todos precisa-se

Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INCM, Américo Muchanga, realçou a necessidade de cada interveniente dar o seu apoio ao novo chefe do executivo, para que a instituição atinja um patamar elevado.

Muchanga realçou que Tuaha Mote é um quadro interno e conhece bem o sector das Comunicações. “Ele tem o potencial para dirigir o INCM com sucesso. Contudo, se não houver colaboração de todos não terá sucesso”, afirmou.

O PCA fez lembrar que “quem vai dirigir a execução do Plano Anual da instituição é o novo Diretor-geral” e realçou a necessidade de se envidar todo o esforço possível para a sua concretização, “independentemente de todas as adversidades que existam, assim como barreiras colocadas pela Covid-19, entre outras”.

Valorizar, motivar e incluir todo funcionário

Entretanto, o recém-nomeado DG do INCM, Tuaha Mote, definiu como meta da sua liderança “fazer com que cada funcionário, independentemente da sua função, nível salarial ou regalias que goza, se sinta motivado, valorizado e incluído”.

Tuaha Mote realçou que “só com um capital humano motivado e com esperança teremos as condições objetivas e matérias para enfrentar os desafios impostos à nossa instituição”.

O DG prometeu pautar por uma direção recetiva a novas ideias, acreditando que só assim a qualidade do debate de ideias e dos seus resultados e impactos serão elevados. Referiu ainda que o lema deste ano na sua liderança será “Humildade, modéstia, simplicidade e transparência em todos os nossos atos”, mas sem descurar o rigor e a integridade.

Ele afirmou que a cooperação e colaboração com os órgãos superiores será também um elemento importante, tanto para com o Conselho de Administração (CA), assim como para com o Conselho de Direção Geral Alargado (CDGA). A nível externo serão fortalecidas as relações com Governo a vários níveis, bem como com a indústria, consumidores e a sociedade, em geral.

Tuaha Mote defende, outrossim, o incentivo ao desenvolvimento de competências individuais e o estímulo à autoconfiança dos quadros, delegando-os tarefas de grande complexidade onde for aplicável.

Fevereiro 2021

ARECOM

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.