AICEP

Espaço LusofoniaMacau recebeu cerimónia de lançamento das celebrações do Ano Novo Chinês

Macau recebeu cerimónia de lançamento das celebrações do Ano Novo Chinês

As Ruínas de São Paulo, em Macau, foram o cenário da cerimónia de lançamento da série de atividades “Feliz Ano Novo Chinês”, dia 3 de fevereiro. Foi a primeira vez que Macau recebeu a cerimónia de lançamento desta atividade que se realiza a nível nacional e interna-cional.

Este “Feliz Ano Novo Chinês” é um evento cultural organizado anualmente pelo Ministério da Cultura e Turismo e cujo programa inclui atividades promocionais realizadas em todo o mundo na época do Festival da Primavera, “para que esta tradição partilhada entre chineses em todo o mundo possa ser também partilhada com o mundo inteiro e para apresentar uma festa cultural de Ano Novo Lunar a nível mundial”, lê-se num comunicado do Instituto Cultural (IC).

Dado que o Ano do Dragão coincide com o ano em que se assinala o 25.º aniversário da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), a cerimónia de lançamento decorreu, pela primeira vez, em Macau, junto às Ruínas de São Paulo.

Na ocasião, o Chefe do Executivo discursou, afirmando que o facto de Macau receber a cerimónia de lançamento da série “Feliz Ano Novo Chinês” “evidencia a importância dada pelo Governo Central ao estatuto cultural especial de Macau e o papel relevante de Macau na difusão e intercâmbio cultural do país com o exterior”. Ho Iat Seng assinalou que “o intercâmbio entre as culturas chinesa e ocidental caracteriza e dá renome à história e cultura da cidade de Macau”. “A preciosa memória cultural dos residentes de Macau manifesta-se nas diversificadas formas com que é celebrada a Festa da Primavera que apresenta características próprias de Macau enquanto importante festividade tradicional”, afirmou o Chefe do Executivo, acrescentando que, nesta quadra festiva, “a Terra de Lótus está envolta numa aura de alegria e felicidade acrescidas”.

 

UCLA

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.