AICEP

Mundo das ComunicaçõesEstratégia Portugal 2030 tem digitalização, inovação e qualificação como motores

Estratégia Portugal 2030 tem digitalização, inovação e qualificação como motores

O Executivo aprovou na reunião do Conselho de Ministros (CM) a Estratégia Portugal 2030, “enquanto referencial de planeamento das políticas públicas de promoção do desenvolvimento económico e social do país“. A digitalização, inovação e qualificações como motores do desenvolvimento desta estratégia, que tem a visão da próxima década de recuperação e convergência de Portugal com a Europa, entretanto interrompida com a pandemia da Covid-19.

De acordo com o comunicado do CM, a estratégia foi estruturada em torno de quatro agendas temáticas, consideradas centrais para o desenvolvimento da economia, da sociedade e do território de Portugal num horizonte até 2030. Assim, além da digitalização, inovação e qualificações como motores do desenvolvimento; as demais agendas temáticas são um melhor equilíbrio demográfico, maior inclusão, menos desigualdade; a transição climática e sustentabilidade dos recursos; e um país competitivo externamente e coeso internamente.

Com esta estratégia pretende-se numa década garantir a recuperação e convergência de Portugal com a Europa, este ano travada pela pandemia, e assegurar a coesão e a resiliência social e territorial interna. O comunicado diz que se assume “como referencial estratégico para as políticas públicas em Portugal e para a mobilização das respetivas fontes de financiamento nacionais e comunitárias, incluindo o Plano de Recuperação e Resiliência“.

Outubro 2020

APDC

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.