A empresa CVTelecom e o Ministério da Educação rubricaram um Protocolo de cooperação para atribuição de um prémio científico que visa distinguir uma tese de mestrado ou doutoramento de uma investigadora cabo-verdiana na área das TIC.
O Protocolo foi rubricado pelo Presidente do Conselho da Administração da CVTelecom, João Domingos, e pela Secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro.
Tem por objeto a atribuição de um prémio científico designado “Cabo Verde Prize for girls and women in ICT” (“PGW”) e distinguir uma tese de mestrado ou doutoramento de uma investigadora cabo-verdiana na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) residente no País ou na diáspora
De acordo com o documento, pretende-se com a criação deste prémio impulsionar a ação da ciência e o impacto do conhecimento científico e tecnológico no País, promover a inserção de Cabo Verde no sistema científico global e fazer do País uma plataforma de conhecimento.
Prevê-se ainda promover e fomentar a cultura de investigação científica e tecnológica como uma aposta para inovação e incentivar a competição científica com base em regras transparentes para privilegiar a excelência na ciência.
Na sua intervenção, Eurídice Monteiro destacou a importância desta parceria, que tem “muita relevância” para o sistema de ensino superior e para a ciência, tendo neste sentido enaltecido o facto de a CV Telecom ter sido uma das primeiras instituições a responder ao chamamento e de ter manifestado “disponibilidade total e imediata” no sentido de colaborar com esta iniciativa.
“Agradecemos a generosidade da CVTelecom em fazer parte desta dinâmica de projeção da ciência e manifestar todo o nosso agradecimento pelas outras iniciativas que estão por vir”, declarou.
Apelou, neste sentido, para que as outras instituições, cada uma na sua própria esfera, possam ajudar, colaborar e investir, realçando que as instituições de ensino superior só vão conseguir alcançar um patamar de qualidade e excelência, quando houver no país uma forte aposta na ciência, que por sua vez, requer trabalho em rede e partilha.
Adiantou, por outro lado, que o Ministério da Educação prevê estabelecer parcerias com a CVTelecom para o reforço do plano de transição digital no sistema de ensino superior e ciência em Cabo Verde.
“As universidades hoje precisam trabalhar a dimensão do ensino a distância, precisam disponibilizar recursos científicos através das suas plataformas, precisam estar cada vez mais conectadas a nível global e precisam de recursos tecnológicos, que exigem um grande nível de custos e investimentos”, lembrou.
Por seu turno, o Presidente do Conselho da Administração da CVTelecom, João Domingos, destacou a importância do protocolo e salientou que com esta parceria está-se a inaugurar “uma nova era”.
“A principal área que informa e dá sentido ao desenvolvimento de um país é ensino e educação. É através do ensino e educação que definimos o modelo social que definimos e traçamos as metas para onde queremos ir, e é através do ensino e educação que vamos pilotar os destinos deste país”, asseverou, referindo que esta parceria se enquadra no âmbito da responsabilidade social da CVTelecom.
CM/AA
Inforpress/Fim