AICEP

Destaques HomepageCTT lançam cripto-selo, o primeiro em formato físico e NFT e fazem parceria inovadora no setor logístico com a Microsoft

CTT lançam cripto-selo, o primeiro em formato físico e NFT e fazem parceria inovadora no setor logístico com a Microsoft

Coleção de 40 mil selos, físicos e digitais, apresenta “benefícios exclusivos para colecionadores“. O CEO dos CTT, João Bento, acredita que a aposta reforça a posição da empresa na economia digital.

O mar e os descobrimentos portugueses são o mote do primeiro cripto selo português lançado esta terça-feira, 28, pelos CTT. Oito séculos depois, a empresa moderniza uma fatia da história nacional através do ”Caravela”, o cripto selo que será emitido em formato físico e NFT (non-fungible Token), e que foi desenvolvido em parceria com a start-up estoniana Stampsdaq.

Esta é uma tendência de mercado que, entre outras finalidades, tem por objetivo aproximar cada vez mais os jovens à nossa atividade. Esta forma de ver e de usar o clássico selo de correio vai reforçar ainda mais os laços de confiança, proximidade e de afetividade que o povo português dedicou aos correios“, sublinhou o CEO dos CTT, durante o evento de apresentação da coleção que decorreu esta tarde no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

João Bento referiu ainda que este não é um marco de estreia e recordou o pioneirismo dos CTT na emissão de selos fabricados em cortiça, em tecido de seda ou a incluir leds remotamente ativados nos selos. O gestor acredita que este passo reforça a posição da empresa de correios, encomendas e logística “na economia digital”.

No total serão emitidos 40 mil selos da coleção intitulada “Navegando à descoberta do futuro”- 30 mil em formato físico e 10 mil digitais que estarão disponíveis na plataforma da StampsDaq. Ao comprar um selo físico, numa loja dos CTT ou online, o comprador recebe um cartão com o selo em papel e um código numérico de 10 dígitos, que deverá ser inserido na plataforma StampsDaq para permitir o acesso digital ao selo NFT correspondente.

O selo digital fica acessível na crypto wallet e pode ser pago com Matic – a criptomoeda nativa da rede Polygon ou utilizando um cartão de crédito. Assim que o NFT é acedido deve ser guardado na crypto wallet, que permite o armazenamento do selo e a sua consulta a qualquer momento.

Por outro lado, a Microsoft e os CTT assinaram uma parceria inovadora e estratégica no mercado português, que permitirá reforçar o trabalho desenvolvido e contribuir para a aceleração da transformação digital e crescimento do setor logístico em Portugal. Tem por base quatro grandes eixos estratégicos de atuação, assentes em tecnologia Microsoft: modernização tecnológica para transformação do negócio; cocriação e inovação partilhada; “Este acordo estratégico é mais um passo na resposta à urgente transformação digital do tecido empresarial português. A parceria com os CTT permitirá endereçar um conjunto de desafios, inerentes ao setor logístico e que impactam a vida de tantos cidadãos em Portugal e no mundo, através da formação e capacitação tecnológica, aceleração da disponibilização de soluções e serviços para os seus clientes, colaborando também na transformação do seu negócio, de forma sustentável”, refere em comunicado Andres Ortolá, diretor geral da Microsoft Portugal.

“A parceria celebrada com a Microsoft abre-nos um leque de novas oportunidades para melhoria dos processos de digitalização em curso na organização e promoção da aceleração da inovação do setor. Pretendemos, com as sinergias criadas neste acordo, otimizar as nossas operações e os índices de sustentabilidade, apostar na transformação dos serviços digitais e na melhoria da experiência dos nossos clientes”, acrescenta João Bento, CEO dos CTT.

Assim, e por eixos, a modernização tecnológica para transformação do negócio tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de metodologias de trabalho ágeis, assim como iniciativas que transformem a plataforma tecnológica dos CTT, através da utilização de cloud pública, em áreas como cibersegurança, experiência do cliente e do colaborador, com o foco de uma organização orientada pelos dados.

Já a cocriação e inovação partilhada passa pela parceria da Microsoft for Startups com o CTT 1520 Startup Program, que visa promover a adoção de soluções tecnológicas desenvolvidas por startups que estejam alinhadas com as necessidades e objetivos dos CTT e o acesso ao portfólio global da Microsoft for Startups, para apoiar startups através dos programas das duas organizações para este ecossistema e também a exploração conjunta de novos casos de uso e soluções tecnológicas inovadoras que contribuam para a diferenciação dos produtos e serviços dos CTT.

O terceiro eixo, formação e capacitação de colaboradores, assenta no investimento em planos de formação e certificação para perfis técnicos e não técnicos a serem incorporados no programa “CTT Talented Development”, contribuindo para a qualificação, certificação e capacitação da força de trabalho dos CTT.

E o quarto eixo, sustentabilidade e impacto social, visa explorar o desenvolvimento conjunto de soluções orientadas para a economia social e desenvolvimento do setor, avaliar ferramentas de controlo de métricas de sustentabilidade, bem como a cocriação de projetos inovadores que contribuam para os objetivos ESG dos CTT.

O acordo estratégico permitirá, através da tecnologia Microsoft, acelerar a liderança e inovação dos CTT nos canais físicos e digitais, reforçar os compromissos de responsabilidade social e ambiental e impulsionar a capacitação e inclusão digital dos colaboradores da organização.

Dinheiro Vivo / APDC

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.