AICEP

Universo AICEPCTM prevê concluir instalação da cobertura externa da rede 5G até ao final deste mês

CTM prevê concluir instalação da cobertura externa da rede 5G até ao final deste mês

A primeira fase da instalação da rede da tecnologia 5G deverá estar terminada no final de Junho. Num encontro com a imprensa, que decorreu na zona das Ruínas de São Paulo, a CTM realizou uma série de testes para comprovar o funcionamento da rede.

Partiu de Declan Leong, VIce-Presidente para os Serviços da Rede da Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM), a informação de que a primeira fase da construção da rede da tecnologia 5G será concluída até ao final de Junho. Ontem, este e outros responsáveis da empresa, acompanharam os jornalistas num passeio que percorreu as ruas entre as Ruínas de São Paulo e a Praça de São Domingos, para que fosse testada a cobertura da rede nessa zona de cidade.

A CTM levou a cabo, desde Março, a primeira fase da instalação da rede 5G, que envolveu um investimento de 600 milhões de patacas. De momento, mais de 80% do projeto já está completo. O objetivo será concluir a construção até ao final de junho”, afirmou Declan Leong, acrescentando que “Macau vai tornar-se a primeira cidade na Ásia com uma cobertura externa em pleno.”

Questionado sobre a continuação da construção da rede da 5G, o mesmo responsável revelou que a CTM irá lançar brevemente a segunda fase da instalação, com vista a concluí-la ainda este ano. “Além de otimizar a cobertura no espaço interior e exterior, serão introduzidas tecnologias como divisão da rede em «fatias» (“network slicing”, em inglês), computação de borda, redução de latência e conectividade massiva”, detalhou.

No passeio de apresentação, a equipa da CTM encaminhou os jornalistas por várias ruas – as principais e as mais estreitas – na zona das Ruínas de São Paulo, incluindo Largo da Companhia de Jesus, Rua de São Paulo, Travessa da Fortuna, e Praça de São Domingos. Com base nos resultados de testes de velocidade, a equipa da CTM mostrou que a ligação descendente pode atingir até 1.2 Gbps nesses locais.

Na Travessa da Fortuna, com telemóveis da companhia que adotam já a rede 5G, a equipa da CTM e os jornalistas testaram a estabilidade no acesso a vídeos com uma resolução de 4K. Na Praça de São Domingos, Leong aproveitou para fazer um pequeno vídeo e demonstrar aos jornalistas presentes a velocidade de descarregamento de dados com 1GB de capacidade, através da rede 5G. O processo demorou menos de 10 segundos.

A CTM explicou que o “espectro dourado” – frequência mais favorável ao desenvolvimento da rede 5G – se define entre 3400 MHz e 3600 MHz. “Com recursos de frequência suficientes, a velocidade teórica da 5G da CTM pode atingir 2.6 Gbps. A velocidade média é 300 Mbps.”, revelou ainda o representante da companhia.

Para “incentivar o desenvolvimento dos operadores” e “evitar o desperdício dos recursos de radiofrequência”, a companhia sugeriu ao Governo para coordenar o planeamento de implementação dos diversos operadores, incluindo a “conclusão da cobertura em determinado prazo, métricas de velocidade da rede, e introdução de novas tecnologias para a alocação dos recursos de radiofrequência.”

Na conferência de imprensa, Declan Leong referiu ainda que a CTM registou um acréscimo na utilização da internet durante a epidemia, mas não aumentou os custos dos tarifários mensais. Em relação à possível diminuição do rendimento, o representante disse que os dados serão contabilizados só no final do ano. Quanto à cobrança dos serviços da rede 5G, Leong afirmou que, para já, não tem dados concretos, uma vez que ainda não há novos licenciamentos de convergência de telecomunicações. O vice-presidente da CTM revelou, por último, que a empresa irá participar no exercício de resposta a situações de tufão batizada «Peixe de Cristal 2020», a realizar pelos Serviços de Polícia Unitários no dia 27 de junho.

Fonte: Ponto Final/ Miguel Fan
Foto por: CTM
Julho 2020

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.