AICEP

Mundo das ComunicaçõesApple já terá desenvolvido o seu próprio ChatGPT

Apple já terá desenvolvido o seu próprio ChatGPT

Com tanto que se tem falado em assistentes digitais baseados em inteligência artificial generativa, era estranho não ter ainda surgido qualquer informação sobre o que pode estar a Apple a fazer neste campo. Surgiu agora e garante que a empresa está na corrida, mas…

A Apple estará a trabalhar no seu próprio modelo de linguagem de inteligência artificial e, com base nele, terá já desenvolvido uma aplicação ao estilo do ChatGPT, da OpenAI, ou Bard, da Google, que “chegou” recentemente a Portugal.

A informação foi apurada por Mark Gurman, jornalista da Bloomberg habitualmente com boas fontes sobre notícias por confirmar da empresa da maçã. Segundo essas fontes, o projeto Ajax, nome usado internamente, foi desenvolvido a partir do framework para machine learning da Google, Jax, e corre sobre Google Cloud.

Terá nascido como uma experiência no final de 2022, e passou a ser usado internamente por alguns colaboradores no apoio a tarefas como a prototipagem de produtos. No entanto, diz-se que a empresa tem mantido uma postura altamente cautelosa em relação à inteligência artificial e isso também tem impactos nos desenvolvimentos em torno do Ajax.

Alegadamente o projeto chegou a ser temporariamente suspenso, por preocupações relacionadas com a segurança. Foi retomado, mas o uso interno da tecnologia estará sujeito a condições e restrições. Os colaboradores têm de pedir autorização para trabalhar com a tecnologia e não podem usá-la para desenvolver nenhum produto que venha a chegar ao utilizador final.

Não há informações concretas – mesmo não confirmadas – sobre uma data provável para o lançamento comercial de alguma espécie de “Apple GPT”, mas acredita-se que isso poderá acontecer durante o próximo ano.

No início deste ano, uma notícia do The Information falava também na abordagem cautelosa da Apple aos Large Language Models, usados na nova geração de serviços de IA generativa que têm surgido. O site ia mais longe e referia que a Apple não estaria sequer a apostar ainda nesta área, por receios dos impactos não previsíveis dos desenvolvimentos em torno da tecnologia.

msn noticias

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.