AICEP

Mundo das ComunicaçõesA marca de Telecomunicações que mais cresceu a nível mundial é portuguesa

A marca de Telecomunicações que mais cresceu a nível mundial é portuguesa

A MEO e NOS são, por esta ordem, as marcas de telecomunicações mais valiosas e fortes de Portugal, segundo o último relatório Telecoms 150 2024 da Brand Finance, consultora independente de avaliação de marcas. A MEO é, ainda, a marca do sector que mais cresce a nível mundial (+60%). A Deutsche Telekom lidera o ranking com um valor de marca de 68,4 mil milhões de euros.

A Brand Finance analisa anualmente mais de 6.000 das marcas mais importantes do mundo e publica mais de 100 relatórios nos quais classifica marcas de todos os sectores e países. As 150 marcas de telecomunicações mais fortes e valiosas do mundo são incluídas no ranking anual Brand Finance Telecoms 150 2024.

Pilar Alonso Ulloa, Managing director Iberia (Espanha, Portugal) e América do Sul, comentou: “MEO e NOS cresceram em valor de marca. Ambas estiveram na vanguarda da inovação tecnológica em Portugal, oferecendo serviços avançados como 5G e fibra óptica aos seus clientes. O foco na inovação tecnológica, campanhas de marketing eficazes, experiência do cliente e expansão de serviços são alguns dos factores que contribuíram para uma percepção mais positiva da marca entre os consumidores portugueses.”

A MEO é a que mais cresce em valor de marca do sector de telecomunicações. O crescimento de 60% fez com que subisse 29 posições no ranking, ficando em 84.º lugar (o maior aumento). Em 2023, a empresa-mãe da MEO, Altice, passou por uma transformação nas suas operações portuguesas, resultando na transição de Altice Empresas para MEO Empresas, com a marca MEO. Como resultado, os rendimentos da MEO Empresas aumentaram significativamente, contribuindo para impulsionar o seu valor de marca.

Segundo o estudo de mercado da Brand Finance, a MEO também melhorou as suas percepções de cobertura alargada. A marca ocupa agora o segundo lugar mais forte em Portugal, depois da Vodafone (o valor da marca caiu 13%, para 14,6 mil milhões de dólares), e ocupa um lugar proeminente a nível mundial.

A MEO tem experimentado uma melhoria significativa na sua pontuação ambiental, segundo dados do último estudo de mercado da Brand Finance. No entanto, a marca ainda tem um longo caminho a percorrer para alcançar os actuais líderes nesta métrica no mercado português, a Vodafone, bem como o líder na cena mundial, a Safaricom (o valor da marca caiu 46%, para 370 milhões de euros).

O aumento do valor de marca da NOS (valor de marca aumenta 10,2% para 524 milhões de euros) deve-se a várias razões. Em primeiro lugar, o bom desempenho financeiro e a constante procura dos seus produtos, especialmente em serviços móveis e de banda larga, contribuíram significativamente. Além disso, a NOS realizou projectos financiados que melhoraram o seu desempenho geral.

Por outro lado, a escolha da Openvault para melhorar a experiência do consumidor em banda larga foi um passo importante para fortalecer a marca. Além disso, as unidades de negócios da NOS têm-se mostrado sólidas, com um crescimento constante no número de utilizadores de serviços móveis.

Em relação ao panorama Internacional, a Deutsche Telekom superou a Verizon e tornou-se pela primeira vez a marca de telecomunicações mais valiosa do mundo. O aumento de 17% no valor de marca da Deutsche Telekom, para 73.3 mil milhões de euros, pode ser atribuído à solidez de sua rede e ao sucesso do desdobramento de fibra na Europa, juntamente com a liderança em 5G nos Estados Unidos, o que elevou a percepção de conectividade da marca e as receitas de serviços do grupo.

O estudo de mercado da Brand Finance destaca a liderança da Deutsche Telekom na satisfação do cliente, elevando sua pontuação no Índice de Força da Marca (BSI em suas siglas em inglês) para 83.0 de 100.

Além de calcular o valor da marca, a Brand Finance também determina a força relativa das marcas por meio de um quadro de comando equilibrado de métricas que avaliam o investimento em marketing, o patrimônio da marca e o desempenho empresarial (resultados de negócios). Certificada pela norma ISO 20671, a avaliação da Brand Finance sobre o valor das partes interessadas incorpora dados originais de estudos de mercado de mais de 150 mil entrevistados em 41 países e em 31 sectores.

etisalat by e&, a vertical de telecomunicações do Grupo e&, tornou-se a marca de telecomunicações mais forte do mundo, com uma pontuação de Índice de Força da Marca de 89.4/100 e a classificação AAA. Sob a liderança de Hatem Dowidar, guardião da marca, o operador de telecomunicações expandiu-se para novos mercados por meio de seu programa Partner Market e de aquisições estratégicas. Também foram realizados investimentos significativos em campanhas de comunicação para promover o conhecimento da marca e sua transformação de empresa de telecomunicações tradicional em empresa tecnológica mundial.

A transformação das operações portuguesas da Altice, de Altice Empresas para MEO Empresas, sob a marca MEO, resultou num aumento de 57% no valor da marca para 934 milhões de euros, tornando-a a marca de telecomunicações de crescimento mais rápido. O aumento da receita da MEO Empresas sob a marca é o principal impulsionador do seu aumento no valor da marca.

A Huawei mantém o seu status como marca de infraestrutura de telecomunicações mais valiosa e forte, apesar de uma queda de 32% no valor da marca. Isso segue a contínua proibição comercial da Huawei nos Estados Unidos por mais de quatro anos, que tem prejudicado as suas linhas de negócios ao limitar o acesso a tecnologias globais críticas. Pelo contrário, o Índice de Força da Marca (BSI) da Huawei aumentou marginalmente para 80.6 de 100, após o lançamento da série Huawei Mate 60, equipada com o chip Kirin 9000S desenvolvido internamente, no mercado local da China.

A Ericsson aumentou o seu valor em 26% para 3,2 bilhões de euros, sendo a marca de infraestrutura de telecomunicações de maior crescimento, após uma parceria com a AT&T para um projecto de transformação e digitalização de rede de cinco anos, o maior acordo financeiro na história da Ericsson.

HRPortugal

NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter e fique a par das últimas novidades das comunicações no universo da lusofonia.